Top Five: vilões que amamos odiar • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Sem categoria

Top Five: vilões que amamos odiar

viloes_quadrinhos.jpg

Depois do nosso Top Five Heroínas, postado no It´s all…Girl Power!, vamos visitar agora os grandes vilões das comix. Claro que temos uma série de vilões que amamos odiar. E temos também uma sugestão de hit bem anos 80 para acompanhar este post: Bad, do Michael Jackson.

Geralmente, os malfeitores roubam a cena e as páginas das HQs, tornando-se verdadeiros ícones ao contrário. E tamanha importância na nona arte só poderia render a nossa homenagem aos seguintes bandidos clássicos:

05. Duende Verde – clássico inimigo do Homem-Aranha, Norman Osborn é o responsável pela morte do grande amor de Peter Parker, Gwen Stacy. Não bastasse protagonizar a execução, o Duende ainda conseguiu que o Aracnídeo dividisse com ele a responsabilidade do fim de Stacy: ao jogá-la de uma ponte, seu pescoço foi quebrado durante a tentativa desesperada do Aranha em tentar deter a queda. Recentemente, o vilão assumiu a direção dos Thunderbolts, grupo de psicopatas recrutados pelo governo para literalmente caçar os heróis clandestinos em tempos de Guerra Civil.

04. Libra – Esse esquecido vilão volta com tudo na tão celebrada saga Crise Final da DC. Em busca de componentes para uma nova Liga de Vilões, Libra passa a persuadir diversos criminosos a participar do malvado grupo, prometendo realizar os desejos dos malfeitores que toparem a empreitada. De primeira, Libra vai atender a um destes pedidos, repercutindo na morte de um ícone da Liga da Justiça e na formação da Sociedade Secreta dos Super-Vilões. Grave o nome de Libra na sua agenda: ele será muito comentado na saga que promete virar o universo DC de ponta cabeça. Eu gosto desta tendência de tirar vilões da obscuridade e trazê-los para grandes papéis em sagas importantes.

03. Coringa – É redundante dizer que o palhaço do crime conquistou as telas de cinema este ano na pele do Heath Ledger e roubou a cena de Batman Knight. Porém, o brilho insano deste vilão torna as aventuras do Homem-Morcego emocionantes desde 1940, ano de sua primeira aparição nas HQs. O Coringa é responsável pelo assassinato de Jason Todd, o segundo Robin. A maldade pode ser conferida no clássico Morte em Família, de 1988. Muito se fala que a morte de Robin foi uma resposta da DC aos leitores em relação a pouca aceitação do substituto de Dick Grayson, que na época assumia o papel de Asa Noturna, dos Novos Titãs. Frase memorável do Coringa: “Veja, eu sou um homem de gostos simples. Eu gosto de pólvora, dinamite e gasolina! Você sabe o que essas coisas tem em comum? Elas são baratas!”

02. Homem de Ferro: mas ele combate o crime! Vai explicar isso para os heróis que não aceitaram revelar suas identidades secretas ao governo americano. Tony Stark encabeçou a frente dos heróis registrados e tomou para si a responsabilidade de convencer e deter os heróis que foram contra a Lei de Registro. Para um fã de HQ como eu, é difícil admitir, mas Stark é considerado um traidor da causa super-heróica, principalmente após assumir a direção da Shield e sua cabeça passou a ser disputada a prêmio por personagens como Hulk e Soldado Invernal. Muitos fóruns de quadrinhos elegeram o Homem de Ferro como maior vilão das HQs de 2007 graças ao seu posicionamento (anti)ético durante a Guerra Civil.

01. Adolf Hitler: sim, um dos maiores algozes da história mundial ganha aqui medalha de ouro como maior vilão das HQs. Ao influenciar a arte com suas ações bélicas e desumanas, Hitler provou ser um vilão de patamar incomparável ao popularizar os campos de concentração e o holocausto. Tamanha falta de compaixão fez com que o alemão transcendesse a realidade, saltando diretamente para a capa de inúmeras HQs no período da Segunda Guerra Mundial, época em que todos os super-heróis tinham como objetivo capturar e cessar as ações nazistas.

A primeira capa de Captain America Comix apresenta o herói dando um belo soco no bigodudo. E o Superman também acertou as contas com o ditador em fevereiro de 1940, quando capturou Hitler e Stalin, levando-os para um julgamento na Liga das Nações. E não podemos esquecer que o nascimento de Hellboy é fruto de uma cerimônia nazista com o objetivo de usá-lo como arma na decisão na Guerra.

Como de costume, este podium não é definitivo, já que contamos com uma série de vilões celebres, como Brainiac, Lex Luthor, Doutor Destino, Doutor Octopus, Magneto, Charada, Bizarro, Mulher Gato…

Para colocar na agenda: Para você que curte HQ, não perca a décima quinta edição da Comix Fest, evento que ocorrerá em São Paulo e é promovido pela Comix Book Shop:

15ª Fest Comix de 17 a 19 de Outubro de 2008.
Horário: 17 e 18 de Outubro das 10h às 20h / 19 de Outubro das 10h às 18h
Local: Centro de Eventos São Luís – Colégio São Luís
Rua Luís Coelho, 323  — Estação Consolação do Metro – São Paulo
Entrada: R$ 10,00 – Meia entrada para estudantes: R$ 5,00

Leia também

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.