Cartazes - II Guerra Mundial em imagens • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Sem categoria

Cartazes – II Guerra Mundial em imagens

cartaz_segunda_guerra.jpg

O termo propaganda é definido pelo dicionário como sendo o “material disseminado pelos que advogam uma doutrina ou uma causa”. Já Holt Van de Velde vai além e dá uma definição mais radical: “(a publicidade) é uma tentativa de influenciar o comportamento, através do uso de mídias de massa de comunicação, a maneira na qual uma audiência de massa percebe o significado da mensagem passada no mundo material”.

Ambas as definições acima descrevem bem o que foi a publicidade durante os anos de 1939 e 1945, período da Segunda Grande Guerra. Fase da história em que muito se falou em união e povo como uma só coisa.

Seja do lado dos Aliados ou dos Alemães, o conceito de união tinha um meio principal de se propagar pelas massas, o velho e bom cartaz (ok, ok. Não vou repetir que adoro essa mídia).

Recebi esta manhã uma ótima dica via e-mail do Rafael Amaral, do blog Estagiaridade, sobre uma galeria com mais de 120 cartazes da época mais sombria da história.

Com cores fortes e traço marcante, essa mídia de massa marca uma época que esperamos não voltar, quando o mundo era dividido entre o “bem e o mal”. Sempre com slogans impactantes e, algumas vezes, agressivos, vale a pena conferir este fantástico acervo.

Leia também

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.