O 44º Presidente dos Estados Unidos • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Sem categoria

O 44º Presidente dos Estados Unidos

obama_1

[audio:http://comlimao.com/wp-content/uploads/2009/01/YesWeCan.mp3]

A minha satisfação é visível, e esse post é para ser ouvido ao som de “Yes, We Can”, do Will.i.am.

É oficial! Barack Hussein Obama é o atual presidente dos Estados Unidos! Os ingressos para a cerimônia de posse, vendidos a US$25, se esgotaram em um minuto, literalmente – logo depois você podia encontrar a maioria sendo vendida por mais de US$300 em sites de leilões como o eBay. Mais de 2 milhões de pessoas.

20 mil policiais, soldados e agentes à paisana estavam espalhados por Washington – o maior esquema de segurança da história.

Os expectadores, em Washington, estavam sob um frio de -7ºC. A cerimônia começou por volta das 14:40h (horário de Brasília). Após o Vice-Presidente Eleito, Joe Biden, subir no palco, a expectativa era enorme.

E foi então que todos ouviram: “Senhoras e senhores, o Presidente Eleito dos Estados Unidos da América, Barack H. Obama”. (Juro que, por alguns segundos, a minha vontade foi estar em Washington) E ele entrou, aclamado pela multidão de 2 milhões de pessoas que ocupava a área em frente ao Capitólio, gritando: “Obama, Obama…”

A abertura foi feita por um discurso da senadora Dianne Feinstein, seguido de uma oração do pastor Rick Warren, da Califórnia. Logo depois, Aretha Franklin cantou “My Country ‘Tis of Thee”. E então, Joe Biden foi empossado vice-presidente.

Após um pequeno concerto do quarteto de cordas, chegou o momento que todos estavam esperando: Barack Obama foi empossado e fez o juramento sobre a mesma Bíblia usada por Abraham Lincoln.

“Eu, Barack Hussein Obama, juro solenemente cumprir escrupulosamente as funções de presidente dos Estados Unidos, e, em toda a medida de minhas possibilidades, salvaguardar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos”.

Obama fez seu primeiro discurso como o 44º presidente dos Estados Unidos, “Neste dia, nós estamos aqui porque escolhemos a esperança no lugar do medo”, disse.

Itens importantes do discurso do novo presidente:

– Liberdade;

– Força;

– Conquista da paz no Afeganistão e diminuição o perigo de proliferação nuclear;

– Apoio às nações pobres, com água limpa e comida para todos: “Nós não podemos ser indiferentes ao sofrimento do outro lado de nossas fronteiras. O mundo mudou e precisamos mudar com ele”, afirmou;

– Reparo dos maus hábitos políticos;

– Ação contra a crise;

– Melhoras no sistema de saúde;

– Investimentos na ciência;

– E a volta dos Estados Unidos ao topo do mundo, mas de uma forma, digamos, mais amigável: “Para todos os governos que estão nos observando hoje. Saibam que a América é amiga de todas as nações e pessoas que procuram liberdade e paz. E a América está pronta para liderar novamente”.

Depois do discurso – que teve até direito a pausas para ouvir as pessoas gritando “Obama” e “Sim, nós podemos”, o famoso “Yes, we can” -, a poetisa Elizabeth Alexander recitou um poema feito exclusivamente para a cerimônia. E a bênção final foi dada pelo reverendo Joseph E. Lowery.

O coral “Sea Chanters”, da Marinha americana, cantou o Hino Nacional, dando fim à cerimônia.

Todos pareciam muito felizes, exceto o ex-presidente Bush (que alívio já poder chamá-lo de “ex-“), que não conseguiu dar um sorriso muito convincente – mas acho que qualquer um se sentiria assim, na posição dele.

No mundo, a questão da “raça” de Obama foi muito comentada. “Barack Obama não é negro, ele é mulato”, sim, seu pai era negro e sua mãe, branca, e ele não foi criado em um “ambiente negro”. Mas isso não interessa. A capacidade de uma pessoa fazer tanto o bem quanto o mal não vem da sua cor, mas sim, dos seus princípios. E Barack Obama pode até ter feito com que as pessoas se interessassem nele pelo fato de ser negro, mas ele só conquistou o lugar onde está hoje, por ter se mostrado digno de tal posto.

Com a mudança de “dono” da Casa Branca, podemos esperar a retirada de todas as tropas norte-americanas do Iraque, até o verão de 2010, e mais outras coisas que foram citadas acima.

Termino esse post dando meus parabéns aos norte-americanos, que deixaram as diferenças étnicas de lado e passaram a defender não só os ideais de um homem, mas também, os ideais do mundo todo. Sim, “do mundo todo”. Pois tudo o que acontece lá em cima, é refletido ao redor do globo… As coisas ruins e as boas também.

A expectativa depositada em Obama é imensa. Ele ficará marcado na História Mundial, só nos resta assistir e torcer para que seja de uma forma muito boa.

“Sim, nós podemos ter justiça e igualdade.

Sim, nós podemos ter a oportunidade e a prosperidade.

Sim, nós podemos unir essa nação.

Sim, nós podemos consertar este mundo.

Sim, nós podemos!”

(trecho de “Yes, We Can” – música feita para a propaganda de Obama)

Leia também

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.