Fotojornalismo no Rio de Janeiro - As imagens de uma zona de guerra brasileira • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Sem categoria

Fotojornalismo no Rio de Janeiro – As imagens de uma zona de guerra brasileira

Por Victor Vasques

Já que estamos falando de fotografia, não poderia deixar de lado um dos temas que mais tem emplacado as primeiras páginas dos jornais do país: a guerra contra o tráfico no Rio de Janeiro.

Passado uma semana desde os primeiros ataques, todos nós acompanhamos BOPE, Marinha, Exército e tantas outras polícias envolvidas em um verdadeiro filme de José Padilha ao vivo pela tv e os jornais. Ônibus incendiados, cercos fenomenais em várias favelas e ações de traficantes vs. polícia dignas de filmes de Hollywood.

No entanto esquecemos de mencionar os profissionais que colocaram a coragem acima de tudo e foram enfrentar uma verdadeira zona de guerra: Os fotógrafos. Aliás, não esquecemos deles, lembramos quando Paulo Brandão Whitaker, fotógrafo da agência Reuters, quase teve sua vida ceifada enquanto enviava imagens do conflito.

Vocês devem ter percebido minha ausência durante esses dias no Com limão, isso porque estava cuidando de algumas galerias de imagens no site da Veja.com, acompanhando o trabalho fantástico que estes fotógrafos fizeram, entre eles o próprio Paulo Brandão.

Galerias que trago nesse texto para quem não chegou a vê-las. Divididas em duas – Terror no Rio de Janeiro e Invasão no Complexo do Alemão – não querendo apenas mostrar o “circo” que foi montado, mas também homenagear e aplaudir de pé estes profissionais do fotojornalismo.

Victor Vasques é ceo e editor chefe do Com limão. Como designer já passou pelos principais portais brasileiros, atuando sempre nas áreas de design digital e branding.

Leia também

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.