Design vs. Arquitetura – A comunicação visual no espaço interno dos escritórios de branding • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

Design vs. Arquitetura – A comunicação visual no espaço interno dos escritórios de branding

Escritório holandês contrata arquiteto para desenvolver espaço que qualquer designer gostaria de trabalhar

Os escritórios de design e branding do mundo todo estão acostumados em criar e desenvolver marcas dos mais diversos tipos de clientes. Mas e quando é para olhar para o próprio umbigo? Na maioria das vezes o ditado “casa de ferreiro, o espeto é de pau”.

Digo isso, pois nem sempre a gestão da marca é trabalhada em conjunto com as demais comunicações visuais, que incluem até mesmo a arquitetura do local.

Essa foi a minha percepção em relação ao escritório holandês BrandBase. Situado em Amsterdã, o escritório focado em branding possui um site moderno e uma marca azul. Na contramão do processo, a arquitetura do escritório une espaços em branco (mantendo o conceito clean) e pontuações em preto (sofá, cadeira, corrimão, etc.). Ora, a arquitetura é incrível, mas porque dispensar o azul da marca e adotar o preto?

Concordo que a aplicação dos suportes de madeira (os mesmos usados em armazéns) como ferramenta para criar mesas, escadas e piso foi uma solução fantástica. Mas não seria o caso de adotar um azul escuro como cor secundária.

Discussões a parte do branding, a sede da BrandBase é um escritório que muitos designers adorariam ter. Moderno, espaçoso e, visualmente, uma obra prima do design de interior.

Talvez aqui esteja o erro entre a discussão marca vs. espaço. Não sei se perceberam, mas falei o texto inteiro sobre arquitetura e no último parágrafo afirmei que o local é “uma obra prima do design de interior”. Isso porque a parte interna foi feita por um arquiteto. Não seria o caso do projeto ser comandado por um designer de interiores, nem que com o mínimo de conhecimento em identidade visual? Uma pergunta simples, mas que pode gerar muitas polêmicas.

Leia também

Design

O que esperar do novo logo e identidade visual: Inspirada na marca dos anos 70-80, a Pepsi apresentou um novo logotipo e sistema de...

Design

Há alguns anos, propus para um cliente fazer uma vending machine de produtos para recém-nascidos. A ideia era criar um híbrido de loja física...

Comunicação

A gigante Keurig Dr Pepper realizou uma consulta para contratar uma agência de relações públicas nos EUA, onde parte da solicitação era que as...

1Bitcoin

Bored n’ Hungry é a primeira hamburgueria feita para apaixonados por NFT e criada graças aos NFTs. Fundada por um proprietário de NFT da...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.