A nova identidade Starbucks – Mais branco e o conflito com o design das lojas atuais • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

A nova identidade Starbucks – Mais branco e o conflito com o design das lojas atuais

Com mudança da marca, lojas da Starbucks podem mudar o perfil de aconchego para visual mais moderno e clean

Enquanto nós pulávamos carnaval, jogando confete no copo de cerveja dos outros e sambando, a Starbucks completava 40 anos de existência. Para comemorar, a empresa – assim como já havia sido anunciado – lançou sua nova identidade visual e novos produtos.

Apesar de já ter sido anunciada em janeiro, a nova marca me chamou a atenção por um motivo. Vendo as novas aplicações, parece que a ordem agora é ser mais clean.

Quase como um consultório médico, todas as embalagens, copos e novos produtos ganharam a predominância do branco e reduziram as informações ao extremo. Exagerando? Então presta atenção em um detalhe: Antes o copo continha a frase “Cuidado! Bebida quente”, no novo é visto apenas a marca.

Não é apenas isso, embalagens como o novo “Tribute” tornaram-se mais brancas com ênfase na marca. E isso não aconteceu apenas nas lojas, no mundo virtual a Starbucks também ganhou visual novo. O site da empresa está mais branco e com menos detalhes, indo direto ao ponto com um visual melhorado.

No entanto, como bom macaco velho, não vou meter a mão na cumbuca e encerro os elogios por aqui. Isso porque uma coisa acionou meu alerta de designer, se a marca é mais clean, mais branca e – arrisco até mesmo dizer – mais moderna, como serão as novas lojas?

Oras, se essa linguagem visual será adotada em todos os produtos e aplicações da marca não teriam porque manter o visual tradicional – e até mesmo poluído – das lojas atuais. Será que o jeito aconchegante das lojas atuais dará lugar para espaços mais modernos, quase que high tech, onde o barista twitta sua nova receita e os cafés são preparados por cafeteiras touchs?

Quem disse que trocar uma marca é apenas mexer no logotipo? Pelo menos não no mundo do branding bem trabalhado.

Leia também

Design

Conheça o Yoga Book 9i, o primeiro notebook de tela dupla do mundo da Lenovo, já disponível para venda no Brasil.

Design

O que esperar do novo logo e identidade visual: Inspirada na marca dos anos 70-80, a Pepsi apresentou um novo logotipo e sistema de...

Design

Há alguns anos, propus para um cliente fazer uma vending machine de produtos para recém-nascidos. A ideia era criar um híbrido de loja física...

Design

A Citroën apresentou nesta terça (26), uma nova identidade e logotipo de marca, buscando um reposicionamento mais “ousado, emocionante e dinâmico para a marca...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.