Qwiki – A enciclopédia multimídia e um dos candidatos a renovar a Era da informação • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Tecnologia

Qwiki – A enciclopédia multimídia e um dos candidatos a renovar a Era da informação

Lançado no começo de 2011, site reúne conteúdo em uma enciclopédia multimídia e nos faz pensar no futuro da informação

Você já parou para pensar o quanto de informação consome diariamente seja para o trabalho, lazer ou apenas zapeando pelos sites? Não é a toa que vivemos na Era da Informação e, de acordo com alguns especialistas e pensadores, essa Era está apenas começando.

Agora se você trabalha com algo relacionado a internet, seja um designer ou uma bibliotecária, já deve ter parado para pensar que estamos caminhando a largo passos e precisamos começar a pensar em soluções para organizar essa informação toda, ou ela vai virar enorme montanhas de lixo, como no filme Wall-E, só que neste caso será virtual.

Já que estamos falando de informação e fazendo analogias com o pequeno robozinho da Pixar, quero falar sobre um produto que tem cavado seu espaço nesse campo, trata-se do Qwiki.

Se você assistiu Wall-e, deve lembrar-se da parte em que o capitão da nave usa um sistema para fazer busca sobre informações sobre a Terra e assuntos relacionados. No filme, uma voz robótica explica cada um dos temas, que são ativados por comando de voz. Na vida real, o sistema muito parecido e só não funciona por comando de voz (ainda).

O Qwiki pode não ser o futuro definitivo da informação, mas abre portas para alguns pensamentos. Entre eles o base da essência do sistema e seu slogan: “Information Experience“. Ou seja, a ideia é que a nova informação necessita de uma nova experiência, se desprendendo dos tradicionais hyperlinks.

A ideia é tão interessante que já levou prêmios como o TechCrunch Disrupt e está atraindo investidores, entre eles o bilionário brasileiro Eduardo Saverin, co-fundador do Facebook, dono de 5% do site.

Para completar, o Qwiki diz que “conhece milhões de coisas”, basta perguntar para ele. Apesar de usar informações no Google, parece que já existem candidatos a Davis, na árdua tarefa de lutar contra o Golias da internet.

Leia também

Futuro

Google anuncia chegada de IA generativa na Busca em português e que pode ser acessada como experimento do Search Labs, outra novidade lançada no...

Tecnologia

Com o crescimento de pequenas e médias empresas no meio digital, muitas dúvidas e receios surgem no dia a dia. O medo de errar...

1Bitcoin

Lançada no dia 20 de maio, a terceira temporada de Love, Death + Robots, da Netflix, continua dando o que falar. Isso porque, além...

Design

Não importa se você é designer ou cliente, o texto de hoje é para ambos e o meu objetivo é deixar de lado o...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.