Projeto Aura: LEDs coloridos para a segurança dos ciclistas • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

EcoDesign

Projeto Aura: LEDs coloridos para a segurança dos ciclistas

Estudantes de universidade desenvolvem projeto para quem anda de bicicleta na cidade

Não é novidade pra ninguém que, por mais prazeroso, econômico, saudável e útil que possa ser adotar a bicicleta como meio de transporte, também é algo perigoso. Digo, perigoso para quem está nas grandes cidades e tem que – literalmente – se digladiar com ônibus, carros, motos, pedestres alvoraçados e até outros ciclistas. Quando saímos de casa, é o mundo contra você, mas vamos em frente.

Muitos acidentes acontecem e na maioria deles, são causados pelos próprios ciclistas que são imprudentes, não andam com a bicicleta sinalizada ou bem revisada. Contudo, aos poucos é possível ver que as pessoas estão se educando nesse sentido, inclusive os próprios ciclistas. E é assim que ideias de pessoas como Ethan Frier e Jonathan Ota aparecem!

Buscando novos meios de melhorar a segurança dos ciclistas, os dois estudantes da Universidade de Carnegie Mellon desenvolveram o Projeto Aura, que consiste no uso de LEDs fixados nos aros das bicicletas e que são alimentados pela energia gerada do próprio movimento da bicicleta através de um dínamo. Os LEDs se alternam de cor, conforme a velocidade que o ciclista está. “Achamos que o ajuste de cor a velocidade é uma inovação significativa, que poderiam criar uma linguagem nova para o trânsito.

Uma ideia cujo o custo é baixo e pode ser implantada em qualquer bicicleta. A ideia é simples, mas perfeita: ver e ser visto. Isso até rendeu a eles uma premiação do Core77 Design Awards. Quem quiser detalhes, pode dar uma olhada no PDF do projeto.

Leia também

Impacto

Inovações de sustentabilidade da Razer incluem o uso de materiais reciclados em periféricos e compromissos para reduzir emissões de CO2.

Design

Conheça o Yoga Book 9i, o primeiro notebook de tela dupla do mundo da Lenovo, já disponível para venda no Brasil.

Impacto

O CO² é um dos grandes inimigos da nossa era, e um dos setores que causam maior impacto em um volume gigante de emissões...

1Bitcoin

Criptomoedas e blockchain são postuladas recorrentemente como um percalço no caminho para a sustentabilidade, ainda assim, é importante ratificar que a tecnologia, surgida na...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.