PowerPoint e chicletes: Afinal, o que é mídia? • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Comunicação

PowerPoint e chicletes: Afinal, o que é mídia?

De Power Point a chiclete usado, o que podemos considerar uma mídia?

Eu represento a MonkeyBusiness em diversos workshops e palestras, e uma questão recorrente é se o PowerPoint é mídia, e sendo mídia, é uma mídia nova ou velha? Puxando pelo teórico, dicionários, livros do Kotler, se ele suporta a transmissão da mensagem, é mídia. E se ele transmite mensagens desde que foi lançado, é uma mídia antiga (se considerarmos o Twitter, Facebook e afins como mídia, o PowerPoint é uma mídia anciã).

Traços paralelos com outras mídias pouco prováveis, mas que já figuraram em cases de publicidade. Anunciar no chão, adesivar o metrô, e uma das mais interessantes que já vi: chiclete como mídia. E chiclete “usado”. Explico:

Foi o inglês Ben Wilson que começou com a ideia de pintar os chicletes das calçadas de Londres. Ben sempre foi um incorfomado e um artista plástico não valorizado. Depois de ter visto vários de seus trabalhos vandalizados, decidiu ir para as ruas a explorar uma nova mídia: pinturas em miniatura feitas nos chicletes jogados no chão.

Wilson é um cidadão incomodado pelo lixo, poluição e outros resíduos que rapidamente se tornaram parte da vida dos moradores das cidades. A saída encontrada foi trabalhar com esse mesmo lixo que o irritava, incorporando-os em suas obras. Daí, trabalhar com chiclete mascado foi um desdobramento.

As pinturas em chiclete começaram em 1998, mas só em 2004 que Ben Wilson investiu seu tempo integral nelas. Ele espera que seu trabalho aumente a percepção que os moradores têm do bairro em Londres onde atua. “Cada imagem que faço tem uma história diferente”. Wilson explica que são as pessoas, os transeuntes que lhe dão o tema para seu trabalho. Elas dizem o que gostam, o que não gostam, dão sugestões e ele interpreta cada assunto com uma criação.

Esse desafio de resumir histórias em um pequeno pedaço de chiclete o anima e inspira. Cada obra dura cerca de seis meses.

E as ideias de Wilson não morrem: ele fotografa as micro-obras. Nenhuma delas mede mais do que 5 centímetros de diâmetro e os padrões de círculos, listras, e principalmente das cores fortes destacam as imagens do fundo cinza da calçada, e como letreiros de lojas, muitas das pinturas no chiclete representam empresas locais ou retratam personagens daquele cotidiano: uma escova e pente na frente do cabeleireiro ou um leiteiro fazendo entregas.

Ai eu retorno a questão: Chiclete é mídia? Como definição de produto não, mas um artista transmite mensagens usando os chicletes mascados da calçada como meio.

Guardadas as devidas proporções, a história do PowerPoint é mais ou menos parecida. Quando começamos com a MonkeyBusiness e a proposta de ser uma agência de apresentações nos perguntavam muito isso: O PowerPoint é mídia? A partir do momento que transmitimos mensagens usando-o como base sim. E acredito que o fato de termos profissionalizado essa mensagem da apresentação, deixou essa discussão mais viva.

A partir do momento que existe uma agência especializada em apresentações, que tem consultores, atendimento e planejamento que entendem desse produto, uma equipe de roteiristas, diretores de arte e designers especializados em slides, transformando cada um em um novo layout, esse layout deve aparecer em alguma mídia. Até então, quando os executivos, seus estagiários e secretárias faziam suas próprias apresentações, essa discussão não fazia sentido.

Nós da MonkeyBusiness consideramos o PowerPoint e quaisquer outros softwares de apresentação como mídia, como meios de se transmitir grandes apresentações. Agora, quanto ao chiclete ainda não chegamos a nenhuma conclusão…

Leia também

Design

Nesse exercício, entenda como os princípios das "5 Linguagens do Amor" de Gary Chapman podem se traduzir em abordagens de design.

Comunicação

As representações visuais da saúde mental estão sempre evoluindo e não poderia ser diferente no "novo normal" pós pandemia.

Design

Segunda-feira, 14h30. O gerente da área apaga a luz da sala e inicia aquela angustiante e sonolenta sessão de slides. Só de descrever o...

Multimídia

Streamers interessados em aprimorar seus canais agora têm à disposição a “Escola de Criadores da Twitch”, uma área da plataforma com uma série de...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.