Europa sustentável: Projetos para pontos turísticos do velho continente • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

EcoDesign

Europa sustentável: Projetos para pontos turísticos do velho continente

De monumento verde a iluminação em LEDs. Confira os projetos para pontos turísticos do velho continente

Não foi desta vez que o mundo está salvo da poluição e do aquecimento global. Na última semana vimos políticos, representantes de nações e tantas outras personalidades se reunindo em Durban, na África do Sul para colocar em xeque o Tratado de Kioto, durante o COP-17. Apesar de a conferência colocar os principais poluidores do planeta azul contra a parede, as metas obrigatórias só serão firmadas e validadas em 2015, ou seja, temos pela frente mais alguns anos de poluição free, ao invés de carbono free.

Apesar de toda esta discussão sobre o meio ambiente, quem chamou atenção dos noticiários na última semana de novembro foi um audacioso projeto francês.

Imagine transformar o cartão-postal da França em uma grande árvore artificial. Parece loucura, mas era essa a ideia dos arquitetos do grupo Ginger e divulgado pelo jornal Le Figaro. Com tom quase de brincadeira, o projeto previa colocar 600 mil plantas na Torre Eiffel, durante os próximos quatro anos. O valor da “repaginada ecológica”? Apenas 72 milhões de euros. Eu me pergunto o que são alguns milhões de euros para uma região onde a crise econômica nem está preocupando tanto?

Para quem acha isso é uma coisa sem fundamentos, o projeto previa que, dos 84,2 toneladas de CO2 emitidos pelo monumento, 87,8 seriam absorvidos pela nova iniciativa. Uma conta até que lógica vista deste ponto, mas que sensatamente recusada pela cidade e pela The Société d’Exploitation de la Tour Eiffel (Sete), responsável pela torre.

Confesso que acho até engraçado a ideia surreal de mudar um monumento do porte da Torre Eiffel desta maneira. Afinal, existem tantas outras maneiras de transformar estes pontos turísticos em locais mais responsáveis com o meio ambiente.

Quer outro exemplo? Um exemplo real e, até mesmo simples? A GE, em parceria com a EDF Energy, fará com que Londres reduza em 40% o consumo de energia na iluminação da Tower Bridge.

O novo projeto substituirá a iluminação atual, em funcionamento há 25 anos, por lâmpadas de LEDs e terá como objetivo realçar a arquitetura centenária da ponte. É claro que toda essa iniciativa não tem apenas o foco sustentável, mas o projeto também mira o turismo na cidade, já que Londres receberá em 2012 os Jogos Olímpicos, Paraolímpicos e o Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth. Tudo indica que será um belo espetáculo, pelo menos a noite.

Leia também

Design

Conheça o Yoga Book 9i, o primeiro notebook de tela dupla do mundo da Lenovo, já disponível para venda no Brasil.

Impacto

A divisão de ar-condicionado da LG do Brasil anunciou nesta segunda (26), que recebeu antecipadamente o selo A do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade...

Impacto

O CO² é um dos grandes inimigos da nossa era, e um dos setores que causam maior impacto em um volume gigante de emissões...

1Bitcoin

Criptomoedas e blockchain são postuladas recorrentemente como um percalço no caminho para a sustentabilidade, ainda assim, é importante ratificar que a tecnologia, surgida na...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.