IPC: Design e simplicidade nos campos de batalha • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

IPC: Design e simplicidade nos campos de batalha

Criada por empresa, em parceria com exército israelense, maca permite melhorar o socorro em zonas de conflito

Um dos significados da palavra design é especificação de um artefato que é orientada por uma intenção, objetivo ou solução de um problema. Pra isso muita gente estuda, praticamente desmonta e cria novamente algumas coisas do nosso dia a dia com a intenção de melhorar e facilitar nossas vidas apenas com um design inteligente.

Imagina que você é um soldado no meio de uma guerra onde alguém do seu grupo foi atingido e está ferido no meio do fogo cruzado. Você tem o dever de carregar está pessoa que provavelmente tem o mesmo peso que você ou mais, e por ela estar ferida, seu peso pode dobrar, pois ela não vai conseguir caminhar e você tem que carrega-la. Imaginou?

Agora imagina que é uma guerra e existe uma situação de troca de tiros e além de carregar seu companheiro de pelotão, você tem que se defender e defende-lo até chegar ao ponto onde existe um atendimento médico.

Esse procedimento no campo de batalha se chama evacuação médica (MEDEVAC) e consiste em ter um carro, ambulância, helicóptero ou avião com médicos que resgatam feridos com uma maca. O problema deste procedimento é que pra carregar uma maca correndo no meio de tiros e terrenos instáveis acaba fazendo do médico e equipe de resgate um alvo muito fácil ou dificultando e atrasando o acesso a vítima.

O outro problema é que uma vez a vítima colocada na maca, se fosse numa guerra você seria obrigado a tirar do campo de batalha, pelo menos 4 a 6 soldados (o ferido, mais 4 ou 2 pra carregarem a maca e 1 pra vigiar e fazer a cobertura do caminho até veiculo mais próximo de resgate) como vemos na imagem. Então para o inimigo vale mais a pena atirar em uma pessoa e ferir, do que matar de vez, pois assim ele tira até 6 do combate.

Pensando nesses fatores e visando melhorar no mínimo o tempo gasto em retirar um ferido do local, a Agilite criou um dispositivo chamado IPC (Injure Personal Carrier) que é extremamente compacto e leve. Trata-se de uma mochila compacta onde você rapidamente carrega a pessoa ferida nas costas e com no máximo 2 pessoas saindo do local. Ao contrario da maca, o IPC deixa as mãos livres e facilita absurdamente o resgate de feridos em combates e em terrenos difíceis.

Desenvolvido pela Agilite, em conjunto com as forças especiais do exército israelense, e amplamente usado pelas forças americanas nas guerras modernas, esse equipamento foi inicialmente destinado ao transporte de soldados feridos, mas também acabou se mostrando útil para os caminhantes, bombeiros e equipes de emergência.

Um ótimo exemplo de como uma melhoria fez um bem não só pra soldados em combate em guerras distantes como pro nosso dia a dia em situações de resgate.

Leia também

Design

O Grupo Herman Miller é líder mundial em design e inovação de mobiliário. No Brasil há mais de 25 anos, a empresa é conhecida...

Design

Entre hoje e amanhã (30 e 31), a Samsung abre as portas da sua sede em São Paulo para receber o Archathon, maior workshop...

Sem categoria

Foram prorrogadas as inscrições do 1º Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin. A premiação, uma parceria entre a maior varejista de material...

Design

Quem nunca tocou o vinil da Xuxa ao contrário para poder ouvir o tinhoso? Seus problemas acabaram. Agora o coisa ruim virá em 20...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.