MBA para criativos: Qual a importância do Master of Business? • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

MBA para criativos: Qual a importância do Master of Business?

Tradicionalmente feito por profissionais administrativos, MBA em marketing pode ser uma boa dica para designers e criativos que querem turbinar carreira e currículo

Ainda lembro, no auge da minha graduação, como fiquei maravilhado ao conhecer a IDEO. Fundado em 1991, o escritório de design e inovação localizado em Palo Alto, na Califórnia, chamou minha atenção por reunir em um local, antes habitado apenas por publicitários, designers e outros criativos, profissionais das mais diversas áreas, entre eles engenheiros e – até mesmo – médicos (convidados para darem uma consultoria quando a IDEO desenvolveu um novo equipamento médico).

Mas qual a ligação de um escritório como a IDEO e o título deste texto? Podemos resumir em uma simples palavra: visão holística (ok! são duas palavras). Assim como tantos escritórios que possuem uma visão geral do desenvolvimento de um projeto, ter profissionais com esta qualidade é um bônus competitivo para quem quer criar soluções criativas e inteligentes.

Posso dizer isso por experiência própria, pois dois/três anos atrás me contorcia de dúvidas de qual seria o próximo passo na minha vida acadêmica e, consequentemente, profissional. Um mestrado seria muito acadêmico, já uma pós seria muito específica. Por isso optei por um MBA. No meu caso a linha que escolhi foi o branding, mas posso dizer – após passar pela experiência de um master of business administration – que 90% dos profissionais de uma empresa deveriam cursar, pelo menos, um MBA em Marketing.

Exagero? Pode até parecer, mas apenas dois anos de curso não é nada comparado com o efeito que ele pode ter na visão do profissional. Digo isso, porque muitos profissionais pregam a valorização da marca (seja do produto ou empresa em que atua) e o respeito da tríade missão, visão e valor, mas não fazem ideia de como ou porque aplicam isso.

Apenas um exemplo rápido. Durante o Wedding Brasil 2012, congresso que reuniu fotógrafos da área de casamento e eventos em abril deste ano, a palestra da empresária Anna Quast foi uma pequena aula de análise SWOT para fotógrafos. Comum para os profissionais de marketing, a ferramenta de análise de ambientes, fraquezas e oportunidades foi vista por alguns fotógrafos como a invenção da roda. Um segredo escondido por empresários de grande sucesso, uma feitiçaria para se ganhar dinheiro.

Então se você não pretende trilhar caminhos na carreira acadêmica ou não é formado em marketing, indicaria escolher um dos inúmeros MBA´s disponíveis no país. É curto, valioso e faz a diferença no currículo. #fikadica

Leia também

Apple

Apple Search Ads chega ao Brasil depois de quase 8 anos e permitirá promover apps com segurança e eficácia na App Store, impulsionando downloads...

Design

Conheça o Yoga Book 9i, o primeiro notebook de tela dupla do mundo da Lenovo, já disponível para venda no Brasil.

Design

Conheça os cursos de curta duração oferecidos pela Panamericana Escola de Arte e Design para o segundo semestre de 2023.

Tecnologia

Dell lança no Brasil monitor Touch Screen de 24” com suporte móvel, 10 toques simultâneos e hub USC-C integrado.

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.