GoPro: Transformando uma câmera em ferramenta para compartilhar • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Comunicação

GoPro: Transformando uma câmera em ferramenta para compartilhar

Quando o assunto é branding, a GoPro tem chamado muito a minha atenção ultimamente. Criada pelo americano Nick Woodman, em 2004, a marca tinha como proposta vender pequenas câmeras digitais. Hoje a GoPro vende uma ferramenta para compartilhar experiências. Não entendeu? Vou explicar.

Sabe aquela máxima da publicidade que a Nike não vende tênis, vende uma experiência de corrida, ou que a Starbucks não vende café, vende uma experiência? A GoPro tem feito exatamente isso. Em termos de produto, a câmera não tem nenhum “coelho da cartola”. Talvez a Black Edition, que atualmente capta vídeos em 4k, mas os demais modelos são simples câmeras de vídeo/fotografia. Isso a Sony, Canon, Nikon e tantas outras já criaram, recriaram e fabricaram nos mais diversos formatos.

No entanto, quando você compra uma GoPro, a ideia é colocar ela no lugar mais impossível e filmar uma aventura ou feito (quase) impossível. Você não quer comprar uma GoPro para filmar a festa do seu filho, você quer comprar uma GoPro para amarrar no seu filho!

É aí que chegamos ao ponto que tem me chamado atenção. No último dia 04 de novembro, o site Proxxima publicou o texto “Os 10 comerciais mais compartilhados no Youtube em outubro” e a GoPro é a única marca que possui dois vídeos na lista. Mas não para por aí… Basta entrar no canal da marca no Youtube e você verá que ele é MUITO superior (em qualidade) a tantos outros.

Oras, se eu vendo uma ferramenta para compartilhar experiências, por que não reunir isso tudo em um só lugar? Não só isso, por que eu não vou atrás de pessoas que usaram meu produto, reedito o vídeo e compartilho uma boa história? Com isso, a GoPro tem dois tipos de vídeos no canal: Os publicitários e os realistas.

Os vídeos publicitários: Uma porta para belas imagens

Os publicitários que me perdoem, mas esse estilo da GoPro é o mais fácil. Compilo uma série de pequenos trechos, coloco uma trilha sonora empolgante e finalizo com a assinatura da marca. Simples, direto e quase 12 milhões de exibições como resultado.

 

Os vídeos realistas: O poder do storytelling

Aqui a coisa fica um pouco mais complicada, pois você precisa garimpar histórias reais, onde – por algum motivo – foi usado o seu produto. Como a GoPro está em quase todos os lugares (pendurada em drones, no peito de policiais ou com aventureiros), a tarefa é difícil, mas não impossível.

Basta ver o vídeo “Fireman Saves Kitten”, onde o bombeiro Cory Kalanick registrou o resgate de um gatinho inconsciente. Kalanick já havia publicado o vídeo, mas a GoPro foi atrás do bombeiro, comprou ou emprestou o vídeo, colocou uma trilha sonora emocionante e finalizou os dois minutos com o slogan da marca “Be a Hero” (Seja um herói). A câmera é uma mera coadjuvante! O ponto central é o gatinho sendo resgatado e – em nenhum momento – a câmera é mostrada. Não precisa, você sabe que ela está ali. Você sabe que é uma GoPro. Resultado: Mais de 18 milhões de exibições e 42 mil comentários!

 

Lição de hoje – Usando as palavras da minha amiga Beatriz Mello como inspiração: “Se a publicidade é o rei, o branding é a rainha”. Fica a dica!

Leia também

Apple

Vale a pena trocar de iPhone? Confira o review completo do iPhone 15 Pro e descubra as inovações, melhorias e recursos do novo modelo.

Design

O que esperar do novo logo e identidade visual: Inspirada na marca dos anos 70-80, a Pepsi apresentou um novo logotipo e sistema de...

Design

Há alguns anos, propus para um cliente fazer uma vending machine de produtos para recém-nascidos. A ideia era criar um híbrido de loja física...

1Bitcoin

Bored n’ Hungry é a primeira hamburgueria feita para apaixonados por NFT e criada graças aos NFTs. Fundada por um proprietário de NFT da...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.