Marketing esportivo vai dominar o mundo! • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Comunicação

Marketing esportivo vai dominar o mundo!

Associar marcas a grandes eventos ou clubes trazem grandes resultados. No Brasil essa prática está ficando cada vez mais comum e os gestores de marketing tem colhido bons frutos investindo milhões para estampar suas marcas em eventos ou clubes.

Eventos esportivos como a Copa Libertadores, Copa do Mundo, Olimpíadas e até patrocínio de times de vôlei como a Nestlé e o time de Osasco, Rexona e o time do Rio de Janeiro e o patrocínio da Crefisa na camisa do Palmeiras são exemplos desse tipo de investimento. A estratégia e formas de patrocínio podem se diferenciar dependendo da estratégia de cada marca, temos a Allianz com Naming Rights do estário do Palmeiras, e o caso recente no campeonato Paulista do time que leva o nome da Red Bull.

Mas está mais que provado que apenas o patrocínio do evento (por mais exposição que tenha) não é o suficiente para colocar a marca na mente do consumidor, algumas outras marcas como Castrol, Continental, Sony, Oi e Garoto não conseguiram associar a marca a Copa do Mundo do ano passado. É extremamente necessário um planejamento estratégico de como levar isso ao consumidor final dos produtos, desde um trabalho no ambiente digital até foco nas ativações durante o evento. Por este motivo, diversas agências de publicidade estão voltando suas atenções para especialistas deste mercado.

Você sabia que a FIAT não foi patrocinadora oficial da Copa do Mundo 2014? Ou que a Nike não investe um centavo na Champions League e na Copa do Mundo?

Muitas marcas não investem sequer 1 centavo nestes eventos e acabam, de certa forma ganhando espaço com uma publicidade forte e voltada para a massa que as fazem serem vistas como patrocinadoras de grandes eventos ou clubes. Você sabia que a FIAT não foi patrocinadora oficial da Copa do Mundo 2014? Ou que a Nike não investe um centavo na Champions League e na Copa do Mundo?

Além disso, existem marcas que criaram tanta identidade com um clube que até hoje estão associadas com eles, a Palmalat com o Palmeiras e a Pepsi com o Corinthians são exemplos disso. Tudo isso é explicado pela forma como as marcas trabalham com seus patrocínios e com o desempenho do clube naquele período. A Parmalat fez parte dos anos de ouro do Palmeiras na década de 90, a Pepsi chegou até a lançar uma garrafa comemorativa para os torcedores do Corinthians, correndo o risco de rejeição por parte de torcedores dos outros times.

pepsi-corinthians-marketing-esportivo-com-limao

parmalat-palmeiras-marketing-esportivo-com-limao

Se comparado a Europa ou Estados Unidos, o marketing esportivo ainda está engatinhando no Brasil. Mas temos um cenário favorável para o crescimento dessa área, com as novas arenas e campeonatos cada vez mais bem organizados. Naming Rights, patrocínio de clubes, grandes eventos acontecendo no Brasil são combustível para este crescimento.

 

Leia também

Apple

Apple Search Ads chega ao Brasil depois de quase 8 anos e permitirá promover apps com segurança e eficácia na App Store, impulsionando downloads...

Design

O que esperar do novo logo e identidade visual: Inspirada na marca dos anos 70-80, a Pepsi apresentou um novo logotipo e sistema de...

Design

Há alguns anos, propus para um cliente fazer uma vending machine de produtos para recém-nascidos. A ideia era criar um híbrido de loja física...

Comunicação

A gigante Keurig Dr Pepper realizou uma consulta para contratar uma agência de relações públicas nos EUA, onde parte da solicitação era que as...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.