#Testando - Brilliance LCD Ultra HD 4K, da Philips • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Review

#Testando – Brilliance LCD Ultra HD 4K, da Philips

A resolução 4K parece ter chego definitivamente aos monitores e televisões. O Com limão testou Brilliance LCD Ultra HD 4K, da Philips, e abaixo você confere as nossas impressões e notas do aparelho.

Resolução 4K: Eu preciso de tudo isso?

Entusiastas de tecnologia, early adopters e gamers provavelmente dirão sim, mas ter um monitor 4K não é tão fácil assim. Ao contrário das televisões, que basta conectar o HDMI e sair se divertindo, usufruir do 4K em monitores depende de uma placa de vídeo poderosa e um mouse de boa qualidade.

Usamos duas configurações para testar o Brilliance 4k:

  • PC #1: Processador Intel Core i7 2600 3.40GHz, placa-mãe ASUS P8Z68-V Gen3, placa de vídeo NVIDIA Quadro 2000, 16 GB de RAM e mouse Microsoft Touch.
  • PC #2: Processador Intel Core i7 4770K 3.50GHz, placa-mãe MSI Z87 M, placa de vídeo MSI R9 170 X Hawk 2GB, 16 GB de RAM e mouse Razer Mamba.

Conectamos o monitor na primeira configuração usando cabo HDMI e Display Port. Em ambos os casos, o monitor não atingiu a resolução 4K. Culpa da Quadro 2000. De qualquer forma, usamos o monitor mesmo assim e a qualidade de imagem estava na média dos monitores top. O único detalhe que ressaltava o Philips é que ele possui um modo leitura que cansa menos a vista. A sensação é que a luminosidade é menos agressiva aos olhos.

Já no PC #2, a brincadeira ficou um pouco mais séria. Uma explosão de resolução em 4K, mas o mouse demorava um pouco para “atravessar” a tela. A relação entre 28” e resolução 4K fizeram os ícones ficaram minúsculos.

Além dos ícones, um pouco de lag no mouse. Descobrimos que o monitor estava em 30Hz e tudo ficava em câmera lenta. Desligamos o HDMI e partimos para o Display Port. Tudo fez diferença e o monitor funcionou em 60Hz. Decidimos partir para os games e filmes. Uma experiência incrível!

Ponto positivo: Modo PiP

Uma coisa que não vemos em qualquer monitor é o modo PiP, aquele que cria uma pequena janela no canto da tela com a transmissão de outra imagem. No caso do Brilliance, o monitor aceita o modo PiP da Display Port e HDMI, ou seja, dá para assistir TV enquanto trabalha. Uma boa solução para quem tem apenas um monitor.

Mais um ponto positivo: Design

O design do Brilliance 4K é um ponto positivo que passa com um rolo compressor em muitos monitores. A base SmartErgo ajusta altura e vira a tela até 90º. Além disso, os conectores estão localizados em um ótimo lugar e os fios não atrapalham no giro.

Outro fator do design é o plástico utilizado no modelo. Segundo a empresa, 65% de todo o plástico utilizado no Brilliance é reciclado e possui certificação TCO Edge, concedida aos produtos que se destacam entre os demais considerados ecologicamente corretos.

Dois pontos negativos: Menu e USB

Vamos começar pelo maior ponto negativo do monitor, o menu. Ele não é nada lógico, de difícil acesso e o touch tem um delay horrível. Você clica no botão, vai tomar um café e ele ainda não abriu o menu (é claro que é exagero, mas é quase isso). Além disso, o volume do monitor (ele possui caixa de som embutida) está dentro do menu. No primeiro teste colocamos um filme e o volume estava alto. Quase enfartamos e demoramos para descobrir onde abaixar o som.

O segundo ponto são as entradas USB. A ideia da Philips é bem interessante, transformar seu monitor em uma extensão da torre, ou seja, você não precisa ficar ligando o pen drive no computador, basta usar o monitor. No entanto, ele não é muito lógico, demora para responder e só funciona para isso. Tentamos ligar um pen drive com vídeo e rodar sem ligar o computador, ele não funcionou.

Conclusão: 4K é para entusiastas

Se você realmente acha que precisa de um monitor 4K, aconselharia primeiro verificar sua placa de vídeo e depois comprar um Brilliance. Ah, e não esqueça do mouse com DPI alto.

Na nossa opinião, apesar do Youtube ter vídeos em 4K e vários aplicativos venderem a super resolução, ela ainda é indicada para televisões. Um monitor 4K pode custar mais caro do que você imagina ou você pode não conseguir tirar todo o desempenho que ele proporciona.

Leia também

Tecnologia

Descubra o monitor Smart LG MyView, uma combinação de design, produtividade e entretenimento com acesso a streaming e funções inteligentes em um dispositivo premiado.

Tecnologia

A LG Business Solutions, divisão B2B da marca, reafirma sua posição de liderança no fornecimento de soluções para o setor hoteleiro ao ser eleita,...

Tecnologia

No auge do calor implacável do verão e a missão de manter nossos lares frescos se torna uma verdadeira jornada. Consciente dessa necessidade, a...

Design

Conheça o Yoga Book 9i, o primeiro notebook de tela dupla do mundo da Lenovo, já disponível para venda no Brasil.

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.