Hidro cerâmica e ar-condicionado solar: Soluções sustentáveis para o calor • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

EcoDesign

Hidro cerâmica e ar-condicionado solar: Soluções sustentáveis para o calor

Preciso compartilhar uma angústia com vocês, não sei passar calor. Tem gente que adora ficar sob o sol, tostando igual um lambari na grelha. Eu sou o tipo de pessoa que não consegue passar dos 25°C. Ok, mas o que isso tem com o texto de hoje? TUDO!

Viver no Brasil, sem ter um ar-condicionado (eu não tenho em casa), é pedir para passar calor. Mas como ter um ar-condicionado sem ser impactado diretamente no bolso? Um grupo de estudantes da Institute of Advanced Architecture of Catalunya (IAAC) parece ter achado uma solução bem interessante.

Chamada de Hydroceramics (hidro cerâmica), o material são bolhas de hidrogel capazes de reter até 400 vezes o seu volume em água. Com esta propriedade, as hidros cerâmicas absorvem a água em dias chuvosos e, em dias quentes, resfriam o ambiente evaporando a água.

Como o mecanismo não usa energia elétrica, os estudantes acreditam que podem economizar 28% de toda a eletricidade consumida pelos ares-condicionados tradicionais. O projeto, apresentado em 2014, (infelizmente) ainda não ganhou aplicações práticas.

 

Outra solução “sustentável”, mas que também não chegou as terras ocidentais é o ar-condicionado da LG alimentado por luz solar. Ele foi apresentado em 2010 e possui células solares que produze 70 watts por hora. Não é o suficiente, mas já ajuda no consumo elétrico. Infelizmente é outra solução que (ainda) não chegou ao nosso mercado. Por enquanto, nossa única solução é tomar um banho gelado (ou não!).

alternativa-ar-condicionado-energia-solar-calor-eletricidade-com-limao

Leia também

Comunicação

A LG deu um passo significativo no apoio à cena de e-sports feminina ao se tornar a nova patrocinadora oficial do Fluxo Demons, reconhecido...

Tecnologia

No auge do calor implacável do verão e a missão de manter nossos lares frescos se torna uma verdadeira jornada. Consciente dessa necessidade, a...

Tecnologia

A Estação Anacapri, situada na prestigiada Rua Oscar Freire em São Paulo, transcende o conceito de uma loja tradicional, emergindo como um símbolo de...

Design

LG brilha no IDEA 2023, conquistando prêmios de design com produtos inovadores, como o PuriCare AeroFurniture e a primeira TV OLED dobrável do mundo.

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.