O apartamento do futuro terá menos de 30m² e será inteligente • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

EcoDesign

O apartamento do futuro terá menos de 30m² e será inteligente

É engraçado, quase que irônico, ver como algumas pessoas chamam a televisão aberta de obsoleta, ultrapassada, ao mesmo tempo em que ela continua pautando muitas discussões “da internet”. Um dos grandes exemplos é o Fantástico. O programa está no ar desde 73 e quase sempre é estopim para várias discussões da semana.

O programa desta semana, o primeiro de 2016, serviu como insight para o texto de hoje. Uma das matérias citou os apartamentos do futuro e como eles vão se adaptar a nossa rotina, usando ambientes modulares e que se mondam com as necessidades, resolvendo o grande problema de espaço nas megametrópoles.

Um dos especialistas em criar apartamentos modulares é o arquiteto Graham Hill. Criador do blog TreeHugger (comprado pela Discovery Communications em 2010 e o qual tive o prazer de ser responsável na versão brasileira) e da empresa LifeEdited, responsável pelo menor apartamento do Brasil, Hill assina diversos projetos de espaços modulares e com metragem reduzida.

O VN Quatá, projeto assinado por Hill e lançado em São Paulo há três anos, é um apartamento com 19m² de área, mas bem confortável. Na época, ele deu uma entrevista para o UOL Economia, que vale a leitura.


Outro projeto do arquiteto (e uma das primeiras criações dele) foi o apartamento de 37m² e sete cômodos, em Nova York. A “tecnologia” para a modulação é um pouco rústica e só funciona porque possui diversos trilhos pela casa.

graham-hill-apartamento-37-metros-compacto-futuro-com-limao-05

graham-hill-apartamento-37-metros-compacto-futuro-com-limao-04

graham-hill-apartamento-37-metros-compacto-futuro-com-limao-02

graham-hill-apartamento-37-metros-compacto-futuro-com-limao-01

A verdade é que espaço está cada vez mais difícil. As cidades têm se tornado cada vez mais verticais e em áreas menores. Talvez Hill esteja certo, apartamentos modulares são o futuro, mas o futuro só chegará quando, conforme dito na matéria do Fantástico, estes espaços se ajustarem automaticamente e de forma inteligente. Essa sim é a casa do futuro!

Leia também

Tecnologia

A LG Business Solutions, divisão B2B da marca, reafirma sua posição de liderança no fornecimento de soluções para o setor hoteleiro ao ser eleita,...

Tecnologia

No auge do calor implacável do verão e a missão de manter nossos lares frescos se torna uma verdadeira jornada. Consciente dessa necessidade, a...

Tecnologia

A Estação Anacapri, situada na prestigiada Rua Oscar Freire em São Paulo, transcende o conceito de uma loja tradicional, emergindo como um símbolo de...

Design

Conheça o Yoga Book 9i, o primeiro notebook de tela dupla do mundo da Lenovo, já disponível para venda no Brasil.

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.