Realidade virtual e vídeo 360º, o futuro das nossas lembranças? • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Tecnologia

Realidade virtual e vídeo 360º, o futuro das nossas lembranças?

Como acontece todos os anos, a MWC (Mobile World Congress) agitou o mercado de aparelhos móveis. Uma enxurrada de notícias foi publicada em blogs e sites especializados, diversos “especialistas” comentaram nas redes sociais, mas sinto que a galera esqueceu um dos lançamentos mais interessantes da feira.

Interessante, não pela inovação, mas pelo movimento que está fazendo no mercado. Calma, vou explicar.

Vocês devem terem visto que a Samsung lançou o Gear 360, uma câmera que permite que os consumidores criem, visualizem e compartilhem suas experiências através de vídeo e fotos em 360º. A principal ideia da sul-coreana é casar a câmera com o Gear VR, óculos de realidade virtual da marca.

O que antes era entusiasmo, está virando tendência. Começando pelos vídeos 360º do Facebook (quem lembra do vídeo do Star Wars, um dos primeiros publicados? Relembre abaixo), seguindo pelo VR Gear e, agora, com a chegada de câmeras 360º acessíveis ao público comum, a realidade virtual promete invadir os nossos momentos de descanso. Ao invés do selfie do churrasco, teremos o 360 do churrasco? Talvez…

Acelere pelo deserto de Jakku de Star Wars: O Despertar da Força com uma experiência 360 criada exclusivamente para o Facebook.

Posted by Star Wars on Wednesday, September 23, 2015


Por anos, sonhamos com uma projeção holográfica perfeita e interativa, mas nunca chegamos ao produto final. Na verdade, sempre sonhamos com algo imersivo, assim como é a realidade. Algo que superasse a barreira do tempo e da distância. Quero ver a pessoa em 3D, fora daquela tela que estou acostumado a usar desde a década de 30. Quero ver o cabelo do meu avô em todas as suas nuances e ausência. Ver a foto alivia a saudade, mas não é a mesma coisa. Aí está o gancho da realidade virtual.

DJ Koh, Presidente da área de Comunicações Móveis da Samsung Electronics afirmou: “Seguindo o lançamento do Gear VR no ano passado, a Gear 360 inova em termos de conteúdo envolvente, oferecendo uma experiência visual que faz com que a captura e o compartilhamento de momentos da vida sejam ainda mais fáceis.”

Em resumo, estamos indo além de um mero produto/tendência tecnológica, estamos falando de envolvimento emocional. Não vamos virar, como eu mesmo ironizei no Facebook, humanos do Wall-e (apesar da foto do Zuckerberg, durante a conferência da Samsung, na MWC 2016, ser um pouco assustadora). Vamos usar o a realidade virtual como sempre quisemos usar os óculos 3D, para experiências pontuais, de entretenimento.

Essa foto é ASSUSTADORA!

Posted by Victor Vasques on Sunday, February 21, 2016


Se você trabalha com entretenimento ou fotografia/vídeo, arrisco em dizer que você vai reaprender a profissão. Já vejo alguns amigos fazendo cursos bem interessantes na área, como o músico que faz pós-graduação em sonorização 3D e o fotógrafo que está se especializando em imagens 360.

Falando um pouco sobre o Gear 360, nós não participamos da feira, mas a Samsung promete que a câmera captura vídeos de alta resolução (3840×1920), suporta fotos de até 30 megapixels e as lentes do Gear 360 possuem abertura de f/2.0.

Em termos técnicos, o equipamento tem certificação IP53 de resistência à poeira e água, cartão microSD (até 128GB), WiFi 802.11 a/b/g/n/ac (2.4/5GHz), USB 2.0 e NFC, tudo isso pesando 153g (incluindo bateria). O Gear 360 estará disponível a partir do 2º trimestre de 2016 em alguns países. A lista completa não foi divulgada.

Leia também

Tecnologia

A Samsung Brasil lança oficialmente dois novos modelos de Smart TVs, respondendo à crescente demanda dos brasileiros por telas gigantes. Estudos da empresa indicam...

Tecnologia

A Samsung anunciou nesta terça (15), a chegada da sua mais recente inovação no mercado de monitores para jogos: o Odyssey OLED G9. A...

Apple

“A Apple anunciou nesta segunda (05), o Vision Pro, um revolucionário ‘computador espacial’ que combina perfeitamente conteúdo digital com o mundo físico, permitindo aos...

Apple

A WWDC23 está se aproximando e os fãs da Apple estão cheios de expectativas para descobrir as surpresas que a empresa reserva para este...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.