consumo-plano-dados-celular-economia-com-limao-02

Compartilhe:   

Seu smartphone está desperdiçando 30% do seu plano de dados!

por Victor Vasques

Olhe para o celular. Ele está em cima da sua mesa, paradinho e inofensivo? Saiba que esse destruidor de pacote de dados está consumindo cerca de 30% da sua cota mensal com aplicativos em segundo plano. Pelo menos é isso que uma nova pesquisa, realizada com usuários de Opera Max comprovou. De acordo com a empresa, aproximadamente 30% do seu pacote de dados é usado por aplicativos que continuam ativos enquanto você os está utilizando.

Nessa lista, Facebook Messenger e Gmail são os aplicativos que mais consomem, com cerca de 73% de seu uso de dados ocorrendo em segundo plano. Já Google Drive e Whatsapp consomem mais de 50% de dados.

consumo-plano-dados-celular-economia-com-limao

Por que o uso de dados em segundo plano acaba se tornando um problema?

Dados em segundo plano são todo o tráfego que é usado enquanto você não está realmente usando o aplicativo: sincronização de e-mail, anúncios de pré-busca, artigos e feeds – mesmo que você nem os leia.

“A maioria dos aplicativos são desenvolvidos para oferecer uma ótima experiência ao usuário, mas não para economizar dados. Se você usa seus dados em segundo plano, é como desperdiçar US$1 para cada US$3 que você usa no pacote de dados” diz Sergey Lossev, Gerente de Produto na Opera Software.

Lossev ainda completa, “a maioria das pessoas não sabem que os dados em segundo plano desperdiçam seu plano e que eles podem ser gerenciados e bloqueados. Elas não fazem ideia de como evitar esse desperdício”.

Ok, mas como eu evito isso?

Tenho usado o Opera Max há 4 semanas e a experiência tem sido bem interessante. Ele é o primeiro aplicativo a oferecer economia de dados para streaming de vídeos e música em telefones Android.

Ele monitora meu consumo de dados mensal e, via VPN da Opera, faz uma compactação dos conteúdos consumidos (pode ficar tranquilo, questionei alguns executivos da Opera sobre este VPN e eles garantiram que não monitoram o que é passado por lá).

Na nova versão, o aplicativo conta com o Smart Alerts, que identifica automaticamente os aplicativos que consomem muitos dados em segundo plano. Ele alerta você e oferece conselhos na organização desses aplicativos devoradores de dados, mostrando que é muito fácil bloquear esses aplicativos de utilizar dados indevidamente. Opera Max dispara o Smart Alerts quando ele detecta que muitos dados estão sendo usados (acima de 10MB por semana).

consumo-plano-dados-celular-economia-com-limao-01


Victor Vasques é designer, editor chefe do Com limão e sócio proprietário da Citrus. Worklover assumido, já atuou com grandes marcas, como Discovery, UOL, iG e Itaú.

Eu irei lhe fazer uma proposta que você não poderá recusar - Don Vito


0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Voltar para o topo ↑