O que é branding? A importância da marca para os novos empreendedores • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

O que é branding? A importância da marca para os novos empreendedores

Nos últimos meses, dois termos têm virado arroz de festa dos noticiários brasileiros. “Crise” e “empreendedor” são usados tão cotidianamente que estão quase perdendo o sentido. Sim, eu entendo que o Brasil está passando por uma crise profunda e a onda de demissões tem acelerado a onda de empreendedores no país, mas grande parte destes empresários têm criado CNPJs por necessidade e esquecido do planejamento. Arrisco em dizer que muitos microempresários não sabem gerir um negócio, o que dirá de uma marca. É neste ponto que gostaria de chegar.

Você sabe o que é branding? Talvez até saiba ou acha que sabe, mas sinto que até mesmo os profissionais de comunicação estão perdidos quanto ao termo. Assim como a crise e o empreendedor, branding é uma palavra que virou moda, foi desgastada e perdeu o sentido. Tudo é branding, tudo é marca. Para quem não sabe, trabalho com gestão de marcas há algum tempo, já fiz MBA em Branding e, atualmente, tenho uma consultoria de branding e inovação, a Citrus. Então me sinto seguro para explicar e tirar algumas dúvidas sobre o tema.

Explicando de forma bem simples, o branding é a gestão de valor e da percepção que a marca gera, ou seja, como os seus consumidores e parceiros vêm e percebem a marca. Complexo? Nem tanto. Antes de continuarmos o nosso papo, vamos deixar alguns pontos mais esclarecidos:

  • Logotipo/Logo – É o “desenho” da sua marca. Pode ser um símbolo ou tipográfico (não vou me alongar nos detalhes). É a maçã da Apple, a escrita da Coca Cola ou o M do McDonald’s.
  • Marca – É o “universo” em torno da essência da empresa, ou seja, a marca da Apple não é a maçã, são os produtos da empresa, a “magia” por trás do seu direcionamento para o design, o atendimento na loja, seu posicionamento e o visual clean da marca. Em resumo, vai além da identidade visual, incluem o posicionamento da empresa e suas estratégias de marca.

Agora que já entendemos a diferença entre logotipo e marca, vamos seguir em frente. Prometo ser o mais didático possível, para que possamos eliminar erros e pré-conceitos, ok? A gestão de marca é algo importante para o micro, pequeno, médio ou grande empresário. Não adianta gastar milhões em uma fachada linda, um escritório com arquitetura faraônica, se a cultura da empresa não faz parte do dia a dia dos funcionários. Vou dar um exemplo…

Imagine que a empresa X possui um discurso de eco sustentável, mas não faz coleta seletiva do lixo do escritório e incentiva os funcionários a usarem copinho de plásticos em toneladas. Contraditório, não? Isso acontece porque gestão de marca começa em casa. O posicionamento da marca, seus valores e sua essência são pontos que devem estar bem claros para aqueles que trabalham com a marca. É fácil perceber isso, pergunte para qualquer funcionário ou fornecedor qual o objetivo da sua empresa. Se ele responder “ganhar dinheiro”, você está fazendo errado.

O atual posicionamento de marca da Coca Cola, por exemplo, é “vender felicidade, união”. Você compra uma Coca Cola para saborear nos momentos certos, com os amigos e a família, você não compra o refrigerante porque é um líquido adocicado e escuro (lembram o que eu falei sobre ovos de Páscoa? É quase igual).




No fim das contas, o que quero explicar é que branding não é o desenvolvimento de um logotipo. Ele é algo muito maior, um universo que engloba logo, posicionamento, estratégias de marketing e todo o ecossistema da empresa. No próximo texto, vou explicar um pouco mais sobre branding e como ele pode ser aplicado ao pequeno e médio negócio.

Leia também

Design

O que esperar do novo logo e identidade visual: Inspirada na marca dos anos 70-80, a Pepsi apresentou um novo logotipo e sistema de...

Design

Há alguns anos, propus para um cliente fazer uma vending machine de produtos para recém-nascidos. A ideia era criar um híbrido de loja física...

1Bitcoin

A celebridade Kim Kardashian foi multada em US$ 1,25 milhão após promover um criptomoeda de maneira incorreta em suas redes sociais. Com esse fato,...

Design

A Citroën apresentou nesta terça (26), uma nova identidade e logotipo de marca, buscando um reposicionamento mais “ousado, emocionante e dinâmico para a marca...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.