lg-cam-360-video-review-com-limao-04

Compartilhe:   

Vídeos 360º: Testamos a LG CAM 360

por Victor Vasques

Os vídeos 360º chegaram para ficar. Ao contrário do que foi a onda de vídeos em 3D, onde o conteúdo era restrito aos grandes estúdios e produtoras, a produção de vídeos para realidade virtual tem ganho adeptos mais “populares”, entre eles alguns youtubers brasileiros. No entanto, para captar um vídeo 360º, ainda eram necessárias câmeras que chegam a custar mais de 2 mil reais. Até agora…

O Com limão testou em primeira mão a LG CAM 360, primeira câmera do gênero da marca coreana e que acaba de desembarcar no Brasil. Abaixo você confere nossas primeiras impressões e alguns testes.

Duas lentes de 13MB e um 360º de qualidade

Já vou adiantar e dar um spoiler do texto: Eu fiquei realmente surpreso com a qualidade da LG CAM 360. Como pode uma câmera com menos de 10cm proporcionar tamanha diversão?!

A solução é muito simples. Duas lentes de 13MB, ambas com qualidade para captar 180º cada, três microfones 5.1 surrounds, bateria de 1.200mAh (capaz de gravar até 70 minutos de vídeo) e espaço para cartão de memória microSD com até 2TB de capacidade. Essa é a fórmula da LG CAM 360.

É possível usar a câmera de duas formas, conectada ao celular via wi-fi/bluetooth (sim, ela usa as duas conexões simultaneamente) ou simplesmente apertar o botão de ligar e sair filmando. No entanto, eu indico usar um tripé ou colocar ela sobre uma mesa, assim parece que a câmera está “voando” e filma o 360º completo.

Para quem quiser usar a CAM 360 com um smartphone e publicar o conteúdo na hora, vale ressaltar que a transferência de vídeos com mais de 30 segundos pode demorar cerca de meia hora para ser transmitida entre câmera e celular. Já para quem quiser gravar e descarregar o conteúdo no computador, a câmera conta com um USB Type-C, o que facilita e acelera (muito) o processo.

Segundo Charles Armstrong, gerente de produtos do Google Street View, “com a sua capacidade de criar imagens 16MP, a CAM LG 360 será a escolha mais preferível para quem quer criar conteúdo de 360 graus”.

Já Kim Hong-Joo, vice-presidente e head de planejamento de produto da LG afirma que “a LG 360 CAM permitirá aos usuários criar facilmente seu próprio conteúdo e compartilhá-los livremente”.

Em resumo, a proposta da câmera é que qualquer um possa criar conteúdo 360º e publicar nas redes sociais e outras plataformas que aceite este tipo de conteúdo. Abaixo você confere dois vídeos gravados por nós e uma produção da própria LG.

OBS: Fazer upload de conteúdo 360º no Youtube demanda truques e tempo. Antes de subir o arquivo, é necessário passar ele por um aplicativo que reorganiza os metadados para exibição (disponível para download gratuito aqui). Após o upload, é necessário aguardar algumas horas para o Google renderize direito e exiba corretamente no Youtube (caso você esteja vendo o vídeo com alguma “falha” é porque ele não foi finalizado ainda).

Vídeos 360º: Testamos a LG CAM 360 Victor Vasques

LG CAM 360

Design
Durabilidade
Custo/Benefício
Bateria
Usabilidade
Armazenamento

Summary: Apesar de exigir um tripé para gravar sem interferência, a LG CAM 360 é pequena e fácil de ser utilizada. A capacidade para cartão microSD de 2TB e bateria de 1.200mAh são outras duas vantagens do modelo. A escolha ideal para quem quer começar a produzir conteúdo em 360º para o YouTube e Facebook.

4.7

Eu Quero!



Victor Vasques é designer, editor chefe do Com limão e sócio proprietário da Citrus Consultoria. Como gestor de marcas e criativo, já atuou com grandes marcas, como Discovery, UOL, iG, Globo.com e VEJA.

Eu irei lhe fazer uma proposta que você não poderá recusar - Don Vito


0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Voltar para o topo ↑

  • Newsletter

  • Últimos tweets

  • Facebook