Eduardo Kobra produz mural em homenagem a Ayrton Senna no Rio de Janeiro • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

Eduardo Kobra produz mural em homenagem a Ayrton Senna no Rio de Janeiro

Aproveitando o clima esportivo na cidade do Rio de Janeiro, o muralista Eduardo Kobra finalizou uma nova obra na região dos Arcos da Lapa, intitulada “Talento e Superação”. O novo mural, com 7m x 14m e feita com spray, esmalte sintético e látex acrílico, é uma homenagem ao tricampeão Ayrton Senna e retrata o piloto no Grande Prêmio do Brasil em 1991.

Kobra destaca que “a imagem com que trabalhamos é aquela clássica, com Ayrton Senna levantando extenuado o troféu da sua primeira vitória no Brasil na F1, um feito épico, já que ele correu diversas voltas com apenas uma marcha”.

Já sobre o mural, Kobra afirmou que, embora o esporte do piloto não seja olímpico, ele estará presente nos Jogos, “porque com certeza inspirou, com seu talento, garra, treinos exaustivos e vontade de vencer, milhares de atletas do nosso País e o povo brasileiro de forma geral”.

eduardo-kobra-ayrton-senna-mural-rio-com-limao

Vale lembrar que a imagem escolhida pelo artista “leva a mesma mensagem da ação ‘No Pulso do Brasil’, que pretende inspirar os atletas brasileiros olímpicos e paraolímpicos a vencer em casa”, conta Bianca Senna, diretora de Branding do Instituto Ayrton Senna.

As obras de Eduardo Kobra

Um dos maiores muralistas do mundo, o paulista Eduardo Kobra é um artista que merecia ser mais reconhecido e conhecido pelo grande público brasileiro. Com trabalhos espalhados por várias cidades do mundo, seus murais coloridos, detalhistas e enormes são difíceis de serem ignorados na paisagem urbana e cinza das grandes cidades. Se você gosta de street art e ainda não conhece ele, está perdendo tempo. Arrisco em dizer que, se a Europa tem Banksy, a América tem Kobra.

Vale lembrar que São Paulo, metrópole que possui a Lei Cidade Limpa, limita publicidade (e outras expressões artísticas urbanas) em espaços públicos, a fim de “equilibrar melhor os elementos que compõem a paisagem urbana”, possui trabalhos incríveis do muralista. Entre eles estão os murais “A Lenda do Brasil”, que também retrata o tricampeão de F-1, e o retrato policromático de Niemeyer com 52 metros de altura.

No Rio, um dos destaques é o novíssimo mural “Todos Somos Um”, com imagem de povos nativos e indígenas dos cinco continentes.

Kobra e o esporte: Um tema recorrente

O esporte é um tema recorrente na obra do muralista. Em 2013, ele pintou “A Arte do Gol”, retratando o antológico gol de Falcão na Copa do Mundo de 82. Em 2010, fez na Praça do Patriarca, em São Paulo, a obra “Futebol e África”, em 3D; e no Largo da Carioca, no Rio de Janeiro, um estádio de futebol, também em 3D. Em novembro de 2015, Kobra inaugurou na rua da Consolação, em São Paulo, o impressionante mural “A Lenda do Brasil”, de 41 metros por 17,5 metros. Ayrton Senna, retratado na obra, é uma das grandes referências da vida de Kobra, que já fez cerca de dez obras sobre o notável piloto brasileiro.

Recentemente, Kobra fez um mural mesclando Neymar com o super-herói Batman. A obra, que está na parede da casa de férias do jogador, na Baixada Santista, foi encomendada de surpresa pela mãe de Neymar, Nadine Duarte. “Ela sugeriu que o tema fosse o Batman, o herói preferido do filho”, conta Kobra, que acrescenta: “após o convite, pude conhecer melhor a vida e a história de Neymar. E o que mais me impactou foi conhecer o Instituto Neymar, que apoia a tantas crianças. No mundo de hoje, com tantos problemas sociais, cada um que faz a sua parte ajudando outras pessoas, é também um super-herói. Daí veio a minha ideia de mesclar os dois ‘personagens, buscando inspirar a atitude nas pessoas, em especial os milhões de seguidores do jogador.”

Em setembro, Eduardo Kobra fará em São Paulo um mural do ex-jogador e técnico holandês Johan Cruyff; e em Amsterdã, um mural com temática ainda indefinida. O anúncio foi feito no dia 19 de maio, em São Paulo, por Joelke Offringa, presidente do Instituto Plataforma Brasil, durante uma homenagem a Cruyff, falecido recentemente de câncer. O evento aconteceu no Projeto Social da Fundação Johan Cruyff, com a presença do prefeito de Amsterdã, Eberhard van der Laan, em Ermelino Matarazzo, na Zona Leste de São Paulo. O convite, já aceito por Kobra, veio oficialmente da cidade de Amsterdã. “É uma honra fazer referência a esse notável jogador e técnico, que revolucionou a história do futebol e também se mostrou um verdadeiro craque fora dos gramados, ao ajudar cerca de duas mil crianças em 200 países, através de sua fundação. Também é uma honra e grande responsabilidade pintar em Amsterdã, uma das cidades mais relevantes para a cultura, em particular a pintura, em todo o mundo”, diz Kobra.

O muralista vê uma similaridade entre a obra que fará sobre Cruyff e o mural “A Arte do Gol”, realizado em 2013 na Av. Hélio Pellegrino, em São Paulo, sobre o antológico gol de Falcão na Copa do Mundo de 82 contra na derrota brasileira por 3 a 2 para a Seleção Italiana. “Sem querer comparar a importância e o estilo de cada um dos jogadores, existe a similaridade evidente: nenhum dos dois chegou ao título mais cobiçado do futebol, que é o Mundial de Seleções, mas ambos encantaram o mundo. E é preciso sempre lembrar que não é preciso ser campeão em tudo para deixar arte e inspiração para todos”.

Leia também

Comunicação

A LG deu um passo significativo no apoio à cena de e-sports feminina ao se tornar a nova patrocinadora oficial do Fluxo Demons, reconhecido...

Tecnologia

A LG Business Solutions, divisão B2B da marca, reafirma sua posição de liderança no fornecimento de soluções para o setor hoteleiro ao ser eleita,...

Apple

Apple Search Ads chega ao Brasil depois de quase 8 anos e permitirá promover apps com segurança e eficácia na App Store, impulsionando downloads...

Impacto

Nota do editor: O texto abaixo foi originalmente publicado em 30 de outubro de 2009. Em quase quinze anos, muita coisa mudou, não só...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.