Pesquisa Game Brasil 2017: Mulheres superam público masculino (ou quase!) • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Tecnologia

Pesquisa Game Brasil 2017: Mulheres superam público masculino (ou quase!)

Mulheres representam a maior porcentagem de gamers no Brasil… pelo menos no universo de jogos mobile. Quem afirma isso é a pesquisa Game Brasil 2017, produzida pela Sioux, Blend New Research e ESPM. Apesar de 40% dos entrevistados serem de São Paulo, a pesquisa traz alguns insights interessantes. Confira!

Público feminino como principal perfil: Pelo segundo ano consecutivo, o público feminino ficou à frente, representando 53,6% das pessoas que declararam jogar algum jogo eletrônico, incluindo no mobile.

O mobile é feminino, o console é masculino: De acordo com os entrevistados, 85% mulheres jogam no celular, mas apenas 36% escolhem algum console como plataforma de games. Já os homens, 69% jogam no celular e 62 no console. No entanto, o computador é o cenário mais equilibrado (apesar de ainda existir muito preconceito infantil e, constantemente, surgirem casos de abusos contra gamers mulheres), cerca de 71% dos homens e 60% das mulheres jogam no computador, ou seja, um cenário bem equilibrado.

Uni-duni-tê, o escolhido foi: Na preferência de plataformas, o ranking ficou mobile (77,9%), computador (66,4%), console (49%), smart tv (14%) e portáteis (13%).

Hardcore? Não, só casual mesmo: O “casual gamer” representa 54% dos entrevistados, já os que se consideram “hardcore gamers”, a parcela é de apenas 6%.

Smartphones de gamers: Segundo dados dos últimos três anos, Samsung e Motorola cresceram na preferência entre os gamers, representando, respectivamente, 37% (+5%, comparado com 2016) e 17% (+3%). Já Apple e Nokia tiveram queda 23,7% (-5%) e 2,8% (-3%), respectivamente.  Já LG e Sony, ambas com 6% dos gamers, tiveram pouca diferença em relação aos anos anteriores.

Aventura, RPG ou esportes: Na média geral, os gamers mobile preferem jogos de ação e aventura (61%), estratégia (58%), família (43%), esportes (30%) e tiro (27%).

Sobre reais e jogos: Quando o assunto é pagar por jogo mobile, apenas 10% baixa jogos pagos e 18% baixa jogos gratuitos e compram itens dentro do jogo. Já 71% afirmou que só baixa jogos gratuitos (!).

Conclusões (e impressões do Com limão): Em resumo, o brasileiro quer jogar algo casual e gratuito. Apesar da crescente popularidade dos e-sports, os gamers hardcore ainda são um nicho. Entre os consoles, o Xbox 360 é o console mais popular e isso tem uma explicação: custo. A Microsoft acertou e ganhou mercado ao fabricar o console no país e ao sair na frente com jogos localizados (legendados ou dublados). Apesar do Xbox One também ser produzido aqui, o gamer de console não buscou se atualizar e preferiu migrar para outras plataformas.

A pesquisa completa para download você encontra neste link.

Leia também

Comunicação

A LG deu um passo significativo no apoio à cena de e-sports feminina ao se tornar a nova patrocinadora oficial do Fluxo Demons, reconhecido...

Tecnologia

A LG Business Solutions, divisão B2B da marca, reafirma sua posição de liderança no fornecimento de soluções para o setor hoteleiro ao ser eleita,...

Apple

Apple Search Ads chega ao Brasil depois de quase 8 anos e permitirá promover apps com segurança e eficácia na App Store, impulsionando downloads...

Comunicação

A Walt Disney Company e a Epic Games anunciaram uma colaboração para criar um universo inédito de jogos e entretenimento, expandindo ainda mais o...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.