Adidas Futurecraft 4D: O futuro do desenvolvimento dos tênis • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

Adidas Futurecraft 4D: O futuro do desenvolvimento dos tênis

No texto de ontem (06), elogiei a área de P&D da adidas. Aí a marca vem hoje e pá! Nos acerta em cheio com um lançamento que é resultado direto (e explícito) de pesquisa e desenvolvimento. Com a missão de ajudar atletas a alcançar seus objetivos e fazer a diferença, adidas revela hoje o Futurecraft 4D, o primeiro produto de alta performance que traz entressola desenvolvida por meio de luz e oxigênio, usando a Síntese de Luz Digital (Digital Light Synthesis), tecnologia pioneira criada pela CARBON.

Mas, Victor… O que é “Síntese de Luz Digital (Digital Light Synthesis)”? Vou explicar, padawan. É um processo pioneiro criado pela CARBON que usa projeção de luz digital, ópticas permeável ao oxigênio e resinas líquidas programáveis para gerar produtos polimétricos de alta performance. Futurecraft 4D é a primeira aplicação da adidas com a tecnologia e representa a primeira etapa da marca em design e fabricação por meio de dados de atletas.

adidas-futurecraft-4d-inovacao-tenis-com-lima-02

Futurecraft 4D é fruto da jornada da marca em definir o futuro da produção através de novas tecnologias, design e colaboração a fim de criar o melhor para cada atleta. A entressola do Futurecraft 4D nasce de 17 anos de dados sobre corrida e foi trazida a realidade por meio de um processo pioneiro de criação digital de componentes para calçados que elimina a necessidade de prototipagem ou moldagem tradicional.

Com a nova tecnologia, adidas agora opera em uma qualidade escala de fabricação e performance esportiva completamente original, oficialmente partindo da impressão 3D e trazendo a fabricação de aditivos da indústria do esporte para uma nova dimensão.

“Com a Síntese de Luz Digital (Digital Light Synthesis), nós nos aventuramos além das limitações do passado, abrindo uma nova era para o design e manufatura, agora movido por dados de atletas e processo de fabricação ágil. Ao traçar um novo rumo para a nossa indústria, podemos liberar nossa criatividade, transformando não só o que fazemos, mas como o fazemos.” afirma Eric Liedtke, Membro do Conselho Executivo do Grupo da adidas e responsável pelas marcas globais.

Com a ambição de criar o melhor tênis de corrida de todos os tempos, adidas analisou sua biblioteca de dados para moldar zonas funcionais no design da entressola. Diferente de qualquer outra tecnologia de fabricação tradicional, a Síntese de Luz Digital (Digital Light Synthesis) permite que a adidas atenda com precisão as necessidades de cada atleta em relação ao movimento, amortecimento, estabilidade e conforto em um único componente. A exclusiva plataforma de resina programável da CARBON oferece desempenho incomparável em relação à durabilidade do material e capacidade de responsividade elastomérica. 300 pares do Futurecraft 4D serão lançados em abril de 2017, seguidos de mais de 5 mil pares para varejo na próxima temporada, e em maior escalas no futuro.

adidas-futurecraft-4d-inovacao-tenis-com-lima-01

A Síntese de Luz Digital (Digital Light Synthesis) foi criada pela CARBON, uma empresa de tecnologia do Vale do Silício que trabalha para revolucionar a criação de produtos por meio de hardware, software e ciência molecular. Essa nova etapa na manufatura permite que designers da adidas, cientistas e engenheiros de esporte tragam até mesmo os projetos mais intricados em suas imaginações para realidade. Mais que isso, supera as deficiências dos métodos convencionais de fabricação de aditivos, tais como: baixa velocidade de escala e produção, má qualidade de superfície, restrições de cores e materiais. Sem essas limitações impostas pelos métodos de produção tradicionais, a adidas pode agora trazer os melhores e mais inovadores produtos para os consumidores de maneira rápida.

Através do Futurecraft, anunciado pela primeira vez em 2014, a adidas começou a explorar a fabricação de aditivos como ferramentas para mudar a forma como os produtos são criados. Um ano depois, a marca lançou o Futurecraft 3D Runner, o primeiro tênis de performance feito por impressão 3D. Hoje a adidas revolucionou a fabricação de aditivos com carbono e está empenhada em produzir em massa os calçados com Síntese de Luz Digital. A marca continuará a trabalhar com a CARBON para desenvolver novos materiais e máquinas e trazer futuras inovações. A tecnologia se tornará parte integrante da Speedfactory, proporcionando aos consumidores produtos de alta performance sob medida, adaptados aos dados fisiológicos individuais, quando e onde desejarem.

adidas-futurecraft-4d-inovacao-tenis-com-lima-03

“Apesar da influencia da tecnologia para melhorar quase todos os outros aspectos de nossas vidas, para nós o processo de fabricação segue os mesmos quatro passos que compões o ciclo de desenvolvimento do produto – design, protótipo, ferramenta e produção. A CARBON mudou isso e está fazendo o possível para ir diretamente do projeto à produção. Permitimos que engenheiros e designers criem projetos anteriormente impossíveis, e empresas a evoluir suas ofertas – o FutureCraft 4D é a prova disso. Nossa parceria com a adidas servirá com uma prova contínua de como a revolução digital atingiu o setor manufatureiro global, mudando a forma como os bens físicos são desenhados, projetados, feitos e entregues”, finaliza Dr. Joseph DeSimone, Co-fundador e CEO da Carbon.

Leia também

Tecnologia

A LG Business Solutions, divisão B2B da marca, reafirma sua posição de liderança no fornecimento de soluções para o setor hoteleiro ao ser eleita,...

Tecnologia

No auge do calor implacável do verão e a missão de manter nossos lares frescos se torna uma verdadeira jornada. Consciente dessa necessidade, a...

Design

Conheça o Yoga Book 9i, o primeiro notebook de tela dupla do mundo da Lenovo, já disponível para venda no Brasil.

Tecnologia

Explore o novo Sound Bar LG SC9S e descubra as promoções em TVs nesta Black Friday antecipada da LG.

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.