Hyperloop, sistema de túneis de E. Musk, pode chegar ao Brasil • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Tecnologia

Hyperloop, sistema de túneis de E. Musk, pode chegar ao Brasil

Ultimamente temos falado muito sobre Elon Musk no InovaSocial. Não à toa, o bilionário sul-africano tem agitado os meios de comunicação com o seus foguetes e suas viagens interplanetárias. Outra solução que Musk quer lançar em breve é o Hyperloop, um sistema de túneis para transporte ultrarrápido de cargas e passageiros. Através de um tubo de baixa pressão, uma cápsula semelhante a um trem-bala levita através de magnetismo, reduzindo a quase zero o atrito. Através de propulsão inicial elétrica de baixo consumo alimentado por painéis solares, o Hyperloop pode alcançar velocidade de até 1.200 km/h, o que reduziria grandemente o trajeto hoje feito por carros, caminhões, barcos, trens e aviões.

Idealizado por Musk e Bipop G. Gresta, co-fundador da Hyperloop Transportation Technologies (HTT), o sistema pode chegar ao Brasil. O executivo da HTT esteve no Brasil para participar de uma reunião com o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Guto Ferreira. A ABDI, única agência de inteligência do governo federal para o setor produtivo, será responsável por elaborar uma agenda de trabalho conjunta para a criação do primeiro centro de P&D para desenvolvimento do Hyperloop no país. “Vemos a ABDI com um parceiro estratégico no Brasil”, afirma Gresta. Até o momento, apenas 8 países assinaram acordo para receberem um centro de estudos e tecnologia do projeto.

Apesar da altíssima tecnologia, o valor da passagem será muito inferior a de um trem convencional, por exemplo, em função da capacidade de transporte em massa e reduzido custo operacional. “Imagine fazer o trajeto SP-RJ em menos de 30 minutos, viajando a 1.200 km/h dentro de uma cápsula. O futuro está mais próximo do que pensamos. A ABDI considera fundamental para o Brasil encampar esse projeto, que pode revolucionar o transporte de cargas e também de passageiros”, revela Guto Ferreira, Presidente da ABDI. Torcemos para que o projeto vire realidade, afinal, seria uma solução de mobilidade incrível e esperamos que não tenha o mesmo fim que muitos outros projetos governamentais.

Leia também

Design

Conheça o Yoga Book 9i, o primeiro notebook de tela dupla do mundo da Lenovo, já disponível para venda no Brasil.

Design

LG brilha no IDEA 2023, conquistando prêmios de design com produtos inovadores, como o PuriCare AeroFurniture e a primeira TV OLED dobrável do mundo.

Design

Mergulhe histórias por trás do design do lápis, desde suas origens artesanais até seu lugar como uma ferramenta indispensável de expressão.

Design

Em 2023, a Fast Company destaca o Canva como empresa do ano, na premiação Innovation by Design. Conheça os vencedores de todas as categorias!

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.