hyperloop-elon-musk-brasil-com-limao

Compartilhe:   

Hyperloop, sistema de túneis de E. Musk, pode chegar ao Brasil

por Victor Vasques

Ultimamente temos falado muito sobre Elon Musk no InovaSocial. Não à toa, o bilionário sul-africano tem agitado os meios de comunicação com o seus foguetes e suas viagens interplanetárias. Outra solução que Musk quer lançar em breve é o Hyperloop, um sistema de túneis para transporte ultrarrápido de cargas e passageiros. Através de um tubo de baixa pressão, uma cápsula semelhante a um trem-bala levita através de magnetismo, reduzindo a quase zero o atrito. Através de propulsão inicial elétrica de baixo consumo alimentado por painéis solares, o Hyperloop pode alcançar velocidade de até 1.200 km/h, o que reduziria grandemente o trajeto hoje feito por carros, caminhões, barcos, trens e aviões.

Idealizado por Musk e Bipop G. Gresta, co-fundador da Hyperloop Transportation Technologies (HTT), o sistema pode chegar ao Brasil. O executivo da HTT esteve no Brasil para participar de uma reunião com o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Guto Ferreira. A ABDI, única agência de inteligência do governo federal para o setor produtivo, será responsável por elaborar uma agenda de trabalho conjunta para a criação do primeiro centro de P&D para desenvolvimento do Hyperloop no país. “Vemos a ABDI com um parceiro estratégico no Brasil”, afirma Gresta. Até o momento, apenas 8 países assinaram acordo para receberem um centro de estudos e tecnologia do projeto.

Apesar da altíssima tecnologia, o valor da passagem será muito inferior a de um trem convencional, por exemplo, em função da capacidade de transporte em massa e reduzido custo operacional. “Imagine fazer o trajeto SP-RJ em menos de 30 minutos, viajando a 1.200 km/h dentro de uma cápsula. O futuro está mais próximo do que pensamos. A ABDI considera fundamental para o Brasil encampar esse projeto, que pode revolucionar o transporte de cargas e também de passageiros”, revela Guto Ferreira, Presidente da ABDI. Torcemos para que o projeto vire realidade, afinal, seria uma solução de mobilidade incrível e esperamos que não tenha o mesmo fim que muitos outros projetos governamentais.


Victor Vasques é designer, editor chefe do Com limão e sócio proprietário da Citrus Consultoria. Como gestor de marcas e criativo, já atuou com grandes marcas, como Discovery, UOL, iG, Globo.com e VEJA.

Eu irei lhe fazer uma proposta que você não poderá recusar - Don Vito


0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Voltar para o topo ↑

  • Newsletter

  • Últimos tweets

  • Facebook