CatCoins, o Bitcoin usado para o bem dos gatinhos • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Tecnologia

CatCoins, o Bitcoin usado para o bem dos gatinhos

Na semana passada (20/10), escrevi no InovaSocial um texto sobre a importância social dos Bitcoins e o case de moeda digital na Somalilândia, na África subsaariana. Quem quiser ler mais, o texto está no link “Bitcoin e o case Somalilândia: Como será o nosso futuro com moeda virtual?“. Pois bem, nesta semana acabei conhecendo o “CatCoins”, ação idealizada pelo Huia, estúdio de produtos digitais que integra o NonConformity Group, em parceria com a ONG paulistana Adote um Gatinho. Trata-se de uma ação inovadora que pretende propor uma nova forma de buscar recursos para instituições do terceiro setor, aliando engajamento e tecnologia. O objetivo é fazer com que os simpatizantes da causa de defesa dos animais – e amantes dos gatos – ajudem a ONG a angariar fundos através do acúmulo de moedas digitais, colocando seus computadores para minerar essas moedas.

Para participar da iniciativa, basta acessar o site www.catcoins.com.br e clicar no botão “Minerar agora”. A partir daí, surgirá na tela uma janela em que será possível acompanhar o valor de moedas mineiradas, que a todo momento é atualizado. A ideia é que essa aba seja minimizada e que o processo aconteça enquanto o usuário trabalha em sua máquina – ou durante o período em que ele não estiver mais online, aproveitando a capacidade de processamento ociosa do computador.

Todas as moedas digitais serão computadas em uma conta destinada à Adote um Gatinho, que receberá o valor arrecadado, convertido em reais, periodicamente. Além disso, ao acessar o site, o usuário que tiver interesse também poderá doar diretamente para a ONG, em bitcoins.

É a primeira vez que uma ação de arrecadação de fundos para uma causa no Brasil inclui mineração de moedas digitais. A inspiração surgiu de uma ação feita pelo PirateBay, conhecido site internacional de torrents, que gerou grande polêmica. O site estava usando os acessos a página para, automaticamente, minerar moedas digitais para si. O detalhe é que os usuários não foram avisados. A justificativa para a polêmica iniciativa é que este foi apenas um teste na busca de alternativas de monetização e que fugissem dos já conhecidos banners. A ação foi muito mal recebida pelo público, que sentiu-se enganado (é claro!), visto que o consumo de processamento do computador aumenta consideravelmente.

“Pensamos em fazer justamente o contrário e pedir de forma transparente que as pessoas ajudassem a minerar moedas digitais para uma causa do bem. Porque não usar a memória ociosa dos computadores das pessoas para arrecadar recursos para uma ONG que faz um trabalho sério como a Adote um Gatinho? Foi a partir disso que surgiu a CatCoins”, conta Alessandro Cauduro, CEO do Huia e apaixonado por tecnologia e gatos.

Susan Yamamoto, fundadora da Adote um Gatinho mostra que está bastante animada com a iniciativa. “Achei a ideia muito bacana pelo seu caráter inovador. Será uma boa forma de divulgar nossa causa e o trabalho que fazemos na ONG. Além disso, todo tipo de arrecadação é importante para nós, que vivemos basicamente de doações”, diz. Quando perguntado sobre a expectativa de arrecadação, Cauduro afirma que, por conta da novidade da ação, ainda é muito cedo para se pensar em valores. “É experimental e vai depender do número de pessoas que adotem a causa. Mas como é fácil de participar – basta clicar no botão –, tem potencial para conquistar muita gente e se transformar em algo bastante relevante”, afirma o CEO da Huia. A plataforma CatCoins está no ar e a campanha não tem data pra acabar.

Leia também

Design

Conheça o Yoga Book 9i, o primeiro notebook de tela dupla do mundo da Lenovo, já disponível para venda no Brasil.

Design

LG brilha no IDEA 2023, conquistando prêmios de design com produtos inovadores, como o PuriCare AeroFurniture e a primeira TV OLED dobrável do mundo.

Design

Mergulhe histórias por trás do design do lápis, desde suas origens artesanais até seu lugar como uma ferramenta indispensável de expressão.

Design

Em 2023, a Fast Company destaca o Canva como empresa do ano, na premiação Innovation by Design. Conheça os vencedores de todas as categorias!

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.