Conheça as 3 selecionadas no Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Tecnologia

Conheça as 3 selecionadas no Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade

O Ford Fund, braço filantrópico da Ford, e a Artemisia, organização de fomento de negócios de impacto social no Brasil, anunciou que as startups Garatéa, Onboard Mobility e JAUBRA foram as selecionadas no Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade e irão receber o capital semente no programa.

Lançada em junho de 2017, a iniciativa tem como propósito impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras na área da mobilidade e avaliou mais de 150 startups brasileiras. Na primeira fase, 20 delas foram selecionadas para participar de um processo de aceleração de curto prazo, que contava com workshops dinâmicos e webinares temáticos, nos quais tiveram acesso a ferramentas inovadoras, conteúdos exclusivos, conexão com outros empreendedores do setor e mentorias com especialistas. Desses 20 negócios, três foram selecionados para receber o capital semente de US$ 6.600,00 do Ford Fund e aprimorarem ainda mais suas soluções.

“Ao olharmos a realidade do Brasil, as dificuldades de acesso afetam, principalmente, a população de baixa renda. Apoiar o fortalecimento de negócios com soluções eficazes de mobilidade e que tenham impacto social foi, de fato, algo marcante para a Ford. Pudemos trocar experiências com os empreendedores e nos aproximar de suas soluções e expectativas” afirma Roberta Madke, gerente de Relações Corporativas e Responsabilidade Social da Ford América do Sul. “O Ford Fund Lab é um exemplo do poder da união de diferentes atores sociais, uma vez que amplia o impacto dessas startups, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de milhares de brasileiros e ajudando a transformar a forma como o mundo se move”, complementa.

As startups foram analisadas segundo seis eixos principais do programa: disponibilidade e diversidade de meios de transporte; otimização do deslocamento para aumento da previsibilidade, agilidade e qualidade; redução dos custos logísticos; segurança, acessibilidade, autonomia e redução da vulnerabilidade no trajeto; facilitação do deslocamento para conexão de pessoas a produtos e serviços básicos; e adequação ao espaço público para melhorar a mobilidade em cidades e fortalecer a cidadania.

“Todo o programa foi elaborado para que os empreendedores pudessem ter maior clareza sobre os próximos passos do negócio e avançassem de forma rápida durante as 5 semanas de aceleração”, explica Paula Sato, gerente de Conhecimento & Inovação da Artemisia. De acordo com a executiva, os três negócios selecionados se destacaram pelo alto potencial de impacto social. “As startup apresentaram soluções para problemas latentes enfrentados por pessoas de baixa renda quando o assunto é mobilidade e estão construindo modelos de negócios consistentes. Vimos o alto potencial de impactarem positivamente o dia a dia de uma grande parcela da população”, acrescenta.

A parceria entre Ford Fund e Artemisia prevê ainda o desenvolvimento de uma Tese de Impacto Social em Mobilidade, análise que reunirá informações relevantes sobre os desafios reais enfrentados pela população no dia a dia e apontar as oportunidades de negócios que visem melhorar a forma como a sociedade se move, ao desenvolverem soluções que tragam mais acesso e qualidade de vida para a população, em especial, a parcela de baixa renda. O estudo tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2018.

Negócios de impacto na mobilidade: Quem são eles?

Os três negócios selecionados pelo Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade carregam histórias inspiradoras:

JAUBRA: Nós já havíamos falado do “über da Brasilândia” em um texto do InovaSocial (veja aqui) Enfrentando a falta de oferta de transporte privado na região, já que os serviços tradicionais muitas vezes se recusam a circular dentro de algumas áreas da cidade, o empreendedor Alvimar Silva, junto com alguns amigos, criou a JAUBRA, plataforma de transporte que atende as periferias e as regiões que são consideradas de risco por outros aplicativos. A iniciativa – que trabalha com uma taxa competitiva, em comparação a outros aplicativos similares – também oferece a opção de corridas compartilhadas, o que otimiza as locomoções de um ponto a outro. Com isso, os moradores passaram a ter mais mobilidade, conforto e segurança para se deslocarem em qualquer horário do dia.

Onboard Mobility: Em uma cidade grande, para ir de um ponto a outro no dia a dia, quantos deslocamentos são necessários fazer? O empreendedor Luiz Renato criou uma solução com duas grandes vantagens para o cidadão: integrar diferentes modais e serviços de transporte urbano e o pagamento de créditos por meio de um só aplicativo de celular. Foi assim que surgiu a Onboard Mobility, ferramenta que pretende ser o mais seguro sistema de recarga e otimização de transporte do Brasil. Com a facilidade na recarga via app, é possível otimizar o tempo de deslocamento, além de evitar possíveis dificuldades de recarga nos pontos físicos da rede pública.

Garatéa: Imagine quantas vidas podem ser salvas com uma corrente do bem, onde pessoas podem ajudar umas às outras enquanto os primeiros socorros estão a caminho. A organização Garatéa, criada por Alexandre Lima, Caio Poli e Iani Zeigerman, surgiu com o propósito de agilizar o atendimento em situações de urgência – principalmente em regiões de difícil acesso, onde os serviços demoram mais para chegar – ao conectar os serviços de emergência a uma rede de profissionais que pode auxiliar na prestação dos primeiros socorros. Enquanto a ambulância se desloca até o local, o respondente pode atuar para diminuir o tempo de espera, qualificar as informações de atendimento e aumentar as chances de sobrevivência.

Leia também

Tecnologia

Descubra o monitor Smart LG MyView, uma combinação de design, produtividade e entretenimento com acesso a streaming e funções inteligentes em um dispositivo premiado.

Comunicação

A LG deu um passo significativo no apoio à cena de e-sports feminina ao se tornar a nova patrocinadora oficial do Fluxo Demons, reconhecido...

Tecnologia

A LG Business Solutions, divisão B2B da marca, reafirma sua posição de liderança no fornecimento de soluções para o setor hoteleiro ao ser eleita,...

Apple

Apple Search Ads chega ao Brasil depois de quase 8 anos e permitirá promover apps com segurança e eficácia na App Store, impulsionando downloads...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.