TIM, Ericsson e Inatel firmam parceria para soluções de Cidades Inteligentes e IoT • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Tecnologia

TIM, Ericsson e Inatel firmam parceria para soluções de Cidades Inteligentes e IoT

A TIM, a Ericsson e o Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel firmaram hoje (23) um acordo de intenção para colaboração tecnológica, científica, de inovação e empreendedorismo com objetivo de prover soluções para o desenvolvimento de Cidades Inteligentes e Internet das Coisas (IoT), com base em soluções móveis.

Este é mais um passo que damos no sentido de estimular o desenvolvimento de soluções que possam ser utilizadas no conceito das Smart Cities e IoT, para contribuir com o desenvolvimento e a melhoria do cotidiano dos cidadãos“, diz Janílson Bezerra, Diretor de Innovation & Business Development da TIM Brasil.

A parceria vai permitir que a operadora forneça aos alunos de graduação e mestrado do Inatel tópicos de pesquisa e investigação para que possam sugerir soluções à serem aplicadas no campo acadêmico e, futuramente, replicadas fora da universidade. Todas as interações sobre os projetos acontecerão na plataforma IoT Accelerator, solução em nuvem da Ericsson.

Segundo a empresa, a plataforma em nuvem IoT Accelerator facilita a conectividade dos mais diversos dispositivos (de câmeras e sensores de temperatura a carros) e permite que os dados fornecidos por estes sejam disponibilizados de maneira segura para aplicações que serão desenvolvidas e integradas à plataforma, abrindo novas fontes de receita para operadoras e empresas em diferentes frentes das cidades inteligentes, como gerenciamento de água e energia, segurança, saúde, educação e transporte.

O propósito é estimular o desenvolvimento de soluções para smart cities dentro da nossa plataforma IoT Accelerator. Por ser feito no ambiente real da operadora e ter o apoio do Inatel no desenvolvimento das aplicações, teremos um ecossistema pronto para fomentar inovações em IoT que irão beneficiar os municípios tanto na vertical de saúde, quanto também em educação e segurança“, diz Luiz Antonio Tavares, Vice-Presidente Comercial da Ericsson Brasil.

Com duração prevista de dois anos, além de 40 especialistas do Inatel, entre pesquisadores e doutores, o acordo vai permitir também que se estude mais o desenvolvimento do IoT Móvel no Brasil. A tecnologia é considerada um elemento-chave para o desenvolvimento do 5G e pode ser utilizada em rastreamento de ativos industriais e monitoramento de segurança.

O acordo de parceria faz parte do programa de Open Innovation da TIM e prevê uma série de ações e pesquisas, com a finalidade de desenvolvimento de serviços inovadores e o aperfeiçoamento de soluções. A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) também faz parte do programa, com uma parceria para cooperação e intercâmbio científico e tecnológico entre a operadora e os alunos e professores da instituição.

Créditos: Imagem destaque por jamesteohart

Leia também

Design

Conheça o Yoga Book 9i, o primeiro notebook de tela dupla do mundo da Lenovo, já disponível para venda no Brasil.

Design

LG brilha no IDEA 2023, conquistando prêmios de design com produtos inovadores, como o PuriCare AeroFurniture e a primeira TV OLED dobrável do mundo.

Design

Mergulhe histórias por trás do design do lápis, desde suas origens artesanais até seu lugar como uma ferramenta indispensável de expressão.

Design

Em 2023, a Fast Company destaca o Canva como empresa do ano, na premiação Innovation by Design. Conheça os vencedores de todas as categorias!

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.