Guerra & Fotografia – Retratos que oscilam entra a violência e o companheirismo • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Sem categoria

Guerra & Fotografia – Retratos que oscilam entra a violência e o companheirismo

Por Victor Vasques

Galeria de imagens:

Cidade do Kuwait, 2 da manhã (horário local), tanques com bandeiras iraquianas atravessam a fronteira entre os dois países e em pouco tempo tomam o pequeno emirado. Está aceso o estopim do que seria a Guerra do Golfo e o mundo conhece quem é o ditador iraquiano.

20 de março de 2003, às 3h35. O soldado recebe ordens para lançar mísseis contra uma fazenda. O pequeno pedaço de terra fica no sul de Bagdá e seria um suposto esconderijo de Saddam Hussein. Começa a Guerra do Iraque e com ela a queda de Saddam Hussein.

Não importa a data, não importa o motivo, a região que já foi o berço da civilização suméria parece atrair conflitos armados a muito tempo. Hoje fazem 20 anos que as tropas de Saddam Hussein tiveram a “brilhante” idéia de invadir o Kuwait, desencadeando um conflito de 3 meses (o Kuwait foi invadido em Agosto, mas apenas em Novembro a ONU autorizou uma coalizão) conhecido por todos como a Guerra do Golfo, colocando o EUA como o defensor do oprimidos.

No entanto já se passaram mais de 8 anos desde que os EUA decidiram voltar para as terras iraquianas e afegãs, só que desta vez eles não conseguiram mais sair de lá. Sai Bush, entra Obama e as tropas americanas continuam enfrentando inimigos desconhecidos nas ruas de terra batida e asfalto precário da região desértica do Oriente.

A galeria de imagens de hoje não é para mostrar como os americanos sofrem ou fazem a população local sofrer, muito menos para tomar partido de um dos lados, mas para mostrar que mesmo após 20 anos, pouca coisa mudou no Oriente Médio e os fotógrafos continuam se aventuram, por entre balas, tempestades de areia e sinais de amizade.

Victor Vasques é ceo e editor chefe do Com limão. Como designer já passou pelos principais portais brasileiros, atuando sempre nas áreas de design digital e branding.

Leia também

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.