Spark44 e o mercado de luxo – As agência estão preparadas para atender diversos nichos? • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Comunicação

Spark44 e o mercado de luxo – As agência estão preparadas para atender diversos nichos?

Anunciada na última semana, agência Spark44 é criada para atender exclusivamente a marca Jaguar

Ufa! Essa é a primeira coisa que preciso dizer antes de começar a nova leva de textos. Isso porque terminamos o projeto do novo Com limão e ele já está em desenvolvimento. Só porque vamos ganhar uma nova casa, não quer dizer que deixaremos de arrumar a antiga. Até porque, o mundo da comunicação não para e as novidades chegam uma atrás da outra.

Desta vez quero focar apenas em uma análise do mercado de luxo. Aliás, uma análise bem específica, o de agências que atendem marcas de luxo.

“Oras, uma coisa é vender um televisor de LED de 50”, outra coisa é vender um Jaguar C-X75, um carro que une design e sustentabilidade com muitos cavalos de potência. Essa diferença é tão grande que a Tata Motors, montadora indiana dona da marca Jaguar e Land Rover, decidiu que nenhuma agência do mercado estava pronta para atender as necessidades dos luxuosos carros e criou sua própria “house agency”.

Chamada de Spark44, a joint venture cuidará exclusivamente da marca Jaguar, que até então era atendida pela Euro RSCG nos últimos seis anos. Se formos olhar do ponto de vista de qualidade, ter a sua própria agência é o mesmo que ter o controle absoluto do branding de uma grande marca. Afinal, você conhece o produto, sabem quais são seus valores (não que as agências não saibam) e tem acesso a informações que antes não seriam passadas nem mesmo para a agência responsável pela marca. Em resumo, você não apenas sabe bem o presente, como sabe qual a visão para o futuro da marca.

Já do ponto de vista de custo, ter uma agência própria é uma grande loucura. Imagine qual será o gasto – em curto prazo – que a Tata terá com a Spark44, já que a agência cuidará apenas do Jaguar (a montadora não divulgou se a Spark 44 também cuidará da comunicação da Land Rover, que segue nas mãos da Y&R).

Ousada ou sem noção, a Tata abre espaço para as marcas de luxo pensarem no seu futuro em relação a comunicação. Por que digo isso? Faça um rápido brainstorm, quantas agências você conhece? Quantas delas trabalham exclusivamente (ou possui um departamento) focadas em mercado de luxo?

Não discordo que uma agência possa atender muito bem vários nichos de mercado, mas você acha que a “fórmula” e o jeito de se trabalhar de uma agência atual consegue vender uma cerveja gelada, ao mesmo tempo em que se empenha em vender um Bugatti Veyron que custa 308 mil reais só o IPVA? Uma bela reflexão.

Leia também

Design

Wes Anderson, com seu olhar único para cores pastel e cenários que parecem saídos diretamente de um sonho meticuloso, criou mundos que transcendem as...

Tecnologia

Descubra o LG MAGNIT 136”: Sofisticação, tecnologia Micro LED e uma experiência audiovisual sem precedentes para ambientes de luxo.

Comunicação

A gigante Keurig Dr Pepper realizou uma consulta para contratar uma agência de relações públicas nos EUA, onde parte da solicitação era que as...

1Bitcoin

O meio é de extrema importância para a mensagem. Não por acaso, ao longo dos anos, o avanço da mídia impressa, do rádio, da...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.