#novositesoberano – Estratégia agressiva para a nova casa digital do SPFC • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Comunicação

#novositesoberano – Estratégia agressiva para a nova casa digital do SPFC

Campanha no Twitter e marketing agressivo marcam lançamento de belo site do São Paulo Futebol Clube

Regra número um do marketing online: Quando for fazer um grande lançamento, esteja ciente que sua infraestrutura aguentará uma avalanche de visitantes.

A observação acima pode parecer óbvia, mas parece que nunca ninguém aprende. Pelo menos foi o que aconteceu com o lançamento do novo site do São Paulo Futebol Clube.

Mas antes de falar do problema, vamos falar dos acertos. A terça-feira do dia 15 de março começou como qualquer outra. Sem jogos estaduais ou regionais, o brasileiro estava longe do futebol . Isso até começar a enxurrada de tweets com a hashtag #novositesoberano.

Como bom são-paulino (ou bambi, como os gambás preferem nos chamar) logo vi que tinha algo a ver com o time da capital paulista. O site, produzido pela Gringo.nu, teve uma campanha agressiva. Seriam necessários 123 mil tweets para que ele fosse lançado.

O resultado não poderia ser diferente. Como quem mexe em um grande vespeiro, mexer com futebol no Brasil é trabalhar com uma multidão de fãs e torcedores. Em poucos minutos a hashtag já era destaque no trending topics nacionais e foi um pulo para a lista mundial.

A divulgação seguia pelos programas esportivos da hora do almoço, seguido de uma contratação da “cota Master” do apresentador Luiz Datena. Que apesar de ser ácido em suas piadinhas, não parava de falar sobre o clube e o lançamento do site.

Conclusão da ópera? Em menos de 12 horas foram atingidos os 123 mil tweets e o novo site entrou no ar.

No entanto, aqui começa o problema. Para quem teve sorte e conseguiu acessar o novo site, ficou feliz com o que viu. Do ponto de vista de designer, eu adorei a qualidade gráfica e o estilo clean, já como torcedor, a infinidade de informações e conteúdo sobre os grandes ídolos esportivos foi um grande presente, misturado à interatividade.

Oras, se você exige 123 mil tweets para o lançamento de um site, deve contar que será uma avalanche de acessos (caso a cota seja atingida). Não deu outra, o servidor não aguentou e o site passou de lentidão para fora do ar em poucos segundos.

Erro da agência? Erro do TI? Não importa, mas vale lembrar que nem sempre todos os usuários são tão compreensivos, ainda mais quando o assunto é futebol no Brasil.

Uma coisa é certeza, se o São Paulo é um dos maiores clubes brasileiro, agora pode se gabar não apenas dos títulos, mas também do sucesso no mundo online e de um site digno dos melhores designs.

Leia também

Tecnologia

A Estação Anacapri, situada na prestigiada Rua Oscar Freire em São Paulo, transcende o conceito de uma loja tradicional, emergindo como um símbolo de...

Apple

Como já era esperado, a Apple anunciou o lançamento do novo iPhone 15 (incluindo os modelos Plus, Pro e Pro Max) e as novas...

Tecnologia

A Samsung anunciou nesta terça (15), a chegada da sua mais recente inovação no mercado de monitores para jogos: o Odyssey OLED G9. A...

Tecnologia

Enquanto Elon Musk implode o Twitter, Mark Zuckerberg foca no metaverso e esquece os usuários presentes nas suas plataformas e o Orkut Büyükkökten não...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.