Orkut ganha novo logotipo e fica mais maduro, mas não agrada • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

Orkut ganha novo logotipo e fica mais maduro, mas não agrada

Com redesenho inteligente, marca ganha legibilidade e amadurece em momento que perde mercado para o concorrente

Já se passaram alguns minutos da 09h30min da manhã. Assim como outros tantos paulistas, Susan Taing, gerente de Marketing de Produto do Google vê o frio de São Paulo enquanto posta no blog oficial da empresa, a notícia que iria esquentar seu dia.

Claro que o parágrafo acima é apenas um pedaço de ficção deste jovem editor, mas um dos produtos Google ganha hoje um redesenho de marca. Estamos falando do Orkut!

Sim, você pode ter trocado a rede social pelas fazendas de Mark Zuckerberg, mas isso não quer dizer que ela deixou de existir. Pelo contrário, o Brasil continua sendo uma das poucas frentes em que o Orkut consegue resistir bravamente contra o Facebook.

Batalhas online a parte, vamos falar sobre o redesenho da marca. Se você foi um dos inteligentes que pensou “ah! ficou igual o logo da Marisa”, deixa eu te mostrar por onde que você sai. Agora se você é esperto um pouco para saber que as duas tipografias são bem distintas e nem mesmo os seus Pantones são iguais, vamos continuar.

Antes de qualquer comentário, vamos analisar as palavras da empresa. Segundo o Google, o novo logotipo tem como ideia refletir a atual “cara” do Orkut, com uma identidade visual mais moderna, encorpada, madura e ousada.

Check list em mãos? Então vamos lá! Mais moderna? Confere! Encorpada? Ok! Madura? Ok! Ousada? Hum, isso vai dar o que falar.

Realmente o novo logo ficou muito mais moderno. Podemos dizer que gradiente e efeitos de reflexo são tão anos 90 até mesmo para uma marca da internet. Já a encorpada não tem o que discutir. O antigo tinha linhas tão finas, que quando reduzidas transformavam o logo em um desenho de lapiseira. Isso sem contar em um espaçamento de letras pra lá de estranho.

O novo logo manteve algumas características interessantes do antigo, mas conseguiu amadurecer (principalmente do ponto de vista do design gráfico). O seu “o” ainda pode ser usado como ícone gráfico, o “k” ganhou um balanceamento na altura da sua haste e o “t” ainda brinca com apenas um dos lados.

Comparado com o antigo, o novo logo foi melhorado 100%. Para ver isso não é necessário ser nenhum designer expert. Agora sim podemos dizer que o Orkut saiu do Beta. Agora se você é daqueles que “preferem o antigo”, basta clicar no link “versão antiga” (no menu de opções da sua página do Orkut) e divertir-se com os gradientes e descompassos da década passada.

Leia também

Design

Descubra "Isso não é (só) um Date", o card game do Tinder projetado para transformar primeiros encontros e aprofundar conexões.

Design

O que esperar do novo logo e identidade visual: Inspirada na marca dos anos 70-80, a Pepsi apresentou um novo logotipo e sistema de...

Design

Há alguns anos, propus para um cliente fazer uma vending machine de produtos para recém-nascidos. A ideia era criar um híbrido de loja física...

Design

Os avatares criados pelo Lensa invadiram as redes sociais. Você provavelmente já viu alguma imagem criada pela inteligência artificial presente no aplicativo da Prisma...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.