
Futuro
ChatGPT Atlas: O navegador que entende o que você precisa
ChatGPT Atlas é o novo navegador da OpenAI que transforma a web com IA, usa memória integrada e automações e está disponível para macOS.
ChatGPT Atlas é o novo navegador da OpenAI que transforma a web com IA, usa memória integrada e automações e está disponível para macOS.
Imagine abrir seu navegador e, ao invés de apenas digitar endereços e buscar informações, conversar com ele. Pedir ajuda para encontrar aquele artigo que você leu semana passada, agendar uma reunião ou até comprar os ingredientes para o jantar — e tudo isso sem trocar de aba, copiar e colar links ou se perder em mil cliques. Bem-vindo ao ChatGPT Atlas, a nova proposta da OpenAI que reinventa a forma como usamos a web.
Não faz nem uma semana que mergulhamos em uma infinidade de conteúdos sobre IA, durante o StartSe AI Festival e a OpenAI já vem com esta pedrada logo no início da semana. Se você não viu os textos anteriores, sugiro que leia:
Voltando ao navegador da OpenAI. A proposta do Atlas vai além de incorporar o ChatGPT ao navegador. Ele transforma o próprio ato de navegar em algo mais intuitivo, conversacional e eficiente. Você digita uma pergunta — ou fala com ele, se preferir — e o assistente entende o contexto, busca, filtra, resume e até age por você. Com memória integrada, o navegador aprende com seus hábitos, lembra páginas que você visitou e ajuda a retomar tarefas iniciadas dias antes. Tudo isso respeitando sua privacidade: as memórias do navegador são opcionais, visíveis e podem ser arquivadas ou apagadas a qualquer momento.
Para quem vive entre abas e pesquisas (que é o meu caso, por exemplo) o Atlas promete economizar tempo e reduzir a fadiga digital — sugiro que ouça o podcast sobre infoxication, do InovaSocial. Um exemplo disso é o uso em ambientes acadêmicos. Segundo Yogya Kalra, estudante que participou da fase de testes, relatam como a nova ferramenta facilitou a compreensão de conteúdos complexos com perguntas em tempo real baseadas no que aparecia na tela. Um clique e o ChatGPT já sabia o que estava sendo estudado.
Durante as aulas, gosto de usar perguntas práticas e exemplos do mundo real para realmente entender o conteúdo. Eu costumava alternar entre meus slides e o ChatGPT, tirando capturas de tela só para fazer uma pergunta. Agora o ChatGPT entende instantaneamente o que estou vendo, ajudando-me a aprimorar meus testes de conhecimento enquanto estudo.”
— Yogya Kalra, estudante universitário e beta tester do ChatGPT Atlas
Outro recurso potente é o modo agente: uma espécie de copiloto que pode, por exemplo, abrir abas, organizar links, compilar dados de diversos sites e montar um resumo para sua próxima entrevista de emprego. Com segurança reforçada, o modo agente é limitado — ele não executa códigos, não baixa arquivos e não acessa seu sistema —, mas pode atuar em segundo plano para tarefas rotineiras. E se você preferir mais controle, pode usá-lo em modo anônimo.
Por enquanto, o ChatGPT Atlas está disponível para macOS nas versões Free, Plus, Pro e Go. Usuários corporativos e educacionais também podem acessar a ferramenta, desde que habilitada pelo administrador. As versões para Windows, iOS e Android estão no forno.
Mais que um navegador, o Atlas propõe uma nova lógica de interação com a internet. Uma onde o assistente conhece o terreno, entende suas necessidades e te ajuda a trilhar o caminho com menos distrações e mais objetividade. No fim das contas, trata-se de uma evolução natural: se a IA pode estar em todo lugar, por que não começar pela porta de entrada da web?