EcoDesign / Impacto

Vitaminwater: Portas USB para publicidade e ideias de energia para os governos

Com anúncio que recarrega aparelhos a partir de entradas USB, Crispin Porter + Bogusky lança ideia de energia limpa para governos

Compartilhe esse conteúdo:


Em um mundo onde as iniciativas ecos são bem vistas e o desperdício de energia é visto como pecado capital, distribuir tomadas em paradas de ônibus pode parecer uma loucura.

Pelo menos essa é a essência da campanha criada pela Crispin Porter + Bogusky para a marca de energéticos e tônicos Vitaminwater. Com a ideia de distribuir energia gratuita, a agência instalou em diversos pontos de ônibus dos EUA – em cidades como Nova York, Boston, Chicago e Los Angeles – anúncios com portas USB de cinco volts para que a população pudesse carregar seus gadgets.

Responsável pela  meteórica campanha “I’m a PC”, da Microsoft, a Crispin ousou em criar uma ação que poderia não ser muito bem aceita por eco xiitas. No entanto desta vez o tiro acertou dois coelhos de uma vez só.

A campanha foi tão bem vista, que já tem gente querendo reproduzir a ideia em outros lugares do mundo. Ok! Concordo que não é nenhuma novidade colocar “tomadinhas” em lugares públicos, mas é – pelo o que me recordo – a primeira vez que alguém faz isso a céu aberto e em um espaço literalmente público, como a rua.

No entanto ao ver essa ação, pensei em duas alternativas que poderiam vir do governo. Imagine usar pequenas placas de células solares para captar energia, deixando disponíveis tomadas para os pedestres. Já a segunda ideia seria monetizar isso, tornando as tomadas em pequenos pontos de autoatendimento.

Não seria uma má ideia e serviria como um excelente incentivo para o uso de energia limpa. Afinal, nós só queremos recarregar o celular. Não vamos ligar um freezer em portas de 5 volts.



Tags: , , , , , ,

Nossa Newsletter

Assinar Agora
Leia também: