Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

EcoDesign

Ooho: Como a embalagem comestível pode mudar a nossa sociedade

Imagine uma garrafa d’água livre de plásticos, barata, biodegradável e comestível. Esta é a Ooho! Projetada por um trio de designers londrinos, a embalagem nasceu a partir da esferificação, técnicas usadas em gastronomia molecular, onde se cria uma membrana gelatinosa em torno do líquido.

Para completar, a Ooho possui dupla membrana, que permite proteger o interior de forma higiênica. Confira 3 motivos pelos quais isso mudaria a nossa história:

1. Consumo de petróleo na produção do plástico
Segundo a ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – MG) atualmente usamos 4% da produção mundial de petróleo na produção de plástico. Se pensarmos que só a Petrobras produz 1,931 milhões de barris por dia, estamos falando de 77 mil barris por dia.

2. A PET no lixo doméstico
Em 2012, as garrafas PET representavam cerca de 20% dos nosso lixo doméstico, ou seja, 505 mil toneladas. No entanto, só 20% é reciclado! Ou seja, mais de 400 mil toneladas de plástico vão parar nos aterros.

3. Haja tempo!
O plástico leva quase 100 anos para se decompor na natureza. Preciso dizer mais alguma coisa?

Em resumo, o Ooho mudaria um pouco esta história, liberando espaço nos aterros e diminuindo o consumo de petróleo (mesmo que apenas 4%). Resta saber se teremos água potável para engarrafar estas pequenas maravilhas gelatinosas.

Em tempo, o designer Pierre Paslier (um dos responsáveis pelo Ooho), também criou a Hydra, esferas de hidratação com isotônico, que são disparadas para dentro do campo (não sei se a FIFA autorizaria isso).

Leia também

EcoDesign

No fim de 2020, pouco antes de iniciarmos as festas de fim de ano, publiquei no InovaSocial o texto e o podcast “Tendências e...

Apple

Com bordas retas, 5G, sistema de câmeras redesenhado e em uma nova cor azul-pacífico, confira a análise completa do iPhone 12 Pro.

Design

O Grupo Herman Miller é líder mundial em design e inovação de mobiliário. No Brasil há mais de 25 anos, a empresa é conhecida...

Apple

Vale a pena investir em um iPad novo? E um notebook top de linha? Neste texto, contarei um pouco da minha experiência entre estes...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.