Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Review

Nikon S9900: O superzoom de 30x e a Lua Azul

No último dia 31 de julho, o Instagram foi invadido por fotos da Lua Azul. O fenômeno, que de azul não tem nada, só se repetirá em 2018. Por ironia do destino, o Com limão estava testando a Nikon Coolpix S9900. Abaixo você confere as nossas impressões e notas do aparelho.

Um zoom para uma Janela Indiscreta

Vamos começar pelo grande destaque da S9900, o zoom. Quem olha esta compacta, não imagina que ela tem um zoom ótimo de 30x de dar inveja a qualquer L.B. Jeffries (Ok, dessa vez vou explicar a piada. L.B. Jeffries é o protagonista do filme Janela Indiscreta e, devido a pena quebrada, usa uma tele-objetiva para observar os vizinhos). Voltando ao review…

O zoom ótico da S9900 não substitui uma tele-objetiva (é, claro!), mas pode ser uma boa diversão para os amadores. Visto que a câmera custa em torno de R$ 1399.00, valor mediano para uma câmera compacta, pode ser uma boa opção para quem procura um bom zoom.

Como comentei no começo do texto, testamos a câmera durante a Lua Azul. Logo, não poderíamos deixar de usá-la para fotografar fenômeno. No caso da Lua, tivemos que usar o zoom máximo da câmera e sem um tripé, fica impossível de registrar a imagem. Abaixo você confere dois exemplos do superzoom

O outro detalhe do zoom no máximo é que ele perde um pouco de qualidade. Mesmo usando ISO 125, é perceptível a perda (para os mais exigentes). Lembrando que a S9900 tem ISO até 6400.

nikon-coolpix-s9900-review-com-limao-04

nikon-coolpix-s9900-review-com-limao-02

Foto noturna e Conexão Wi-Fi

Como já falei, a S9900 chega até o ISO 6400. Para fotografias noturnas, isso pode fazer uma bela diferença e a imagem não fica tão granulada. No entanto, uma coisa que decepcionou um pouco foi a conexão Wi-Fi. Quando você ativa esta função, a câmera entra no modo automático e a única coisa que você consegue alterar é o zoom. Para quem está acostumado a fotografar no modo manual, isso pode ser um pouco frustrante. A parte interessante é que ela faz até 5 disparos contínuos, o que ajuda um pouco.

nikon-coolpix-s9900-review-com-limao-03

Vídeo, vídeo e mais vídeo

Vídeo já virou uma coisa padrão nas câmeras. Na S9900 não é diferente. A câmera grava até full HD (1920×1080) em 30p ou 60i. Com um cartão SD ou SDXC dá para gravar algumas boas horas de vídeo. A desvantagem fica por conta do foco. Para ajustar, é necessário entrar no menu da câmera e escolher o tipo de foco (o monitor traseiro não é touchscreen, uma coisa que já virou comum em câmeras compactas). Isso tudo, é claro, quando você está no modo manual. Já no modo automático, basta apenas clicar.

Aliás, o modo automático é uma coisa que acho legal nas câmeras Nikon. O desempenho dele é bem satisfatório e para quem é iniciante ou só quer fotografar o filho, ele cumpre o papel muito bem.

Ficou faltando (ou não)

Talvez tenha faltado uma tela touchscreen. Tenho uma Nikon S70, de 2009, que já tinha a tecnologia. Outro ponto negativo é a navegação. Ainda comparando com a S70 (estou usando ela como comparativo, pois é uma câmera antiga, mas com o propósito de “apontar e fotografar”), a S9900 tenta ser uma câmera ultracompacta – sem muitos botões – mas escondeu algumas funções essenciais dentro do menu.

Em resumo, a S9900 é uma câmera com preço acessível e, apesar dos pontos negativos, de ótima qualidade e com um zoom excepcional.

Leia também

Tecnologia

Uma boa novidade para quem busca a nova televisão para a casa. No último mês, a LG Electronics anunciou ao mercado o lançamento nacional...

EcoDesign

O meio ambiente está no foco das principais notícias e discussões. Já havia adiantado este cenário no texto de tendências para 2021 do InovaSocial...

Tecnologia

A segunda tela é algo comum nos dias de hoje. Lembro quando as discussões em torno da “tendência da segunda tela” eram recorrentes, porque...

Design

O Red Bull Illume, o maior concurso de fotografia de esportes de ação e aventura do mundo, retorna em 2021 com Lenovo, como a...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.