EcoDesign

Hidro cerâmica e ar-condicionado solar: Soluções sustentáveis para o calor

Preciso compartilhar uma angústia com vocês, não sei passar calor. Tem gente que adora ficar sob o sol, tostando igual um lambari na grelha. Eu sou o tipo de pessoa…

Compartilhe esse conteúdo:


Preciso compartilhar uma angústia com vocês, não sei passar calor. Tem gente que adora ficar sob o sol, tostando igual um lambari na grelha. Eu sou o tipo de pessoa que não consegue passar dos 25°C. Ok, mas o que isso tem com o texto de hoje? TUDO!

Viver no Brasil, sem ter um ar-condicionado (eu não tenho em casa), é pedir para passar calor. Mas como ter um ar-condicionado sem ser impactado diretamente no bolso? Um grupo de estudantes da Institute of Advanced Architecture of Catalunya (IAAC) parece ter achado uma solução bem interessante.

Chamada de Hydroceramics (hidro cerâmica), o material são bolhas de hidrogel capazes de reter até 400 vezes o seu volume em água. Com esta propriedade, as hidros cerâmicas absorvem a água em dias chuvosos e, em dias quentes, resfriam o ambiente evaporando a água.

Como o mecanismo não usa energia elétrica, os estudantes acreditam que podem economizar 28% de toda a eletricidade consumida pelos ares-condicionados tradicionais. O projeto, apresentado em 2014, (infelizmente) ainda não ganhou aplicações práticas.

 

Outra solução “sustentável”, mas que também não chegou as terras ocidentais é o ar-condicionado da LG alimentado por luz solar. Ele foi apresentado em 2010 e possui células solares que produze 70 watts por hora. Não é o suficiente, mas já ajuda no consumo elétrico. Infelizmente é outra solução que (ainda) não chegou ao nosso mercado. Por enquanto, nossa única solução é tomar um banho gelado (ou não!).

alternativa-ar-condicionado-energia-solar-calor-eletricidade-com-limao



Tags: , , , , ,

Nossa Newsletter

Assinar Agora
Leia também: