Relatório de Tendências Criativas da Shutterstock 2021 • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

Imperfeição e autenticidade: As análises do Relatório De Tendências Criativas Da Shutterstock para 2021

Imperfeição E Autenticidade: As Análises Do Relatório De Tendências Criativas De 2021, Da Shutterstock

Anualmente a Shutterstock anuncia o seu Relatório de Tendências Criativas. A décima edição do relatório identifica tendências globais que influenciarão a estética do design e a cultura visual em 2021. Se você perdeu as edições anteriores, vale a pena acessar, pelo menos, a edição do ano passado, com algumas tendências que viraram referências nas artes gráficas e digitais.

O Relatório de Tendências Criativas 2021 surge de uma análise ampla que olha para os termos de pesquisa com o maior crescimento ano a ano, o relatório anual analisa os dados coletados ao longo de um período de 12 meses e de bilhões de pesquisas de clientes por imagens, vídeos e conteúdo musical. Os dados, combinados com a análise do painel interno de inteligência visual da Shutterstock, determinam padrões e estilos que são únicos e refletem tendências culturais de todo o mundo.

“Depois do último ano, fomos encorajados pela positividade, originalidade e resiliência mostradas pela comunidade Shutterstock, que se refletiu em suas pesquisas,” disse Flo Lau, diretora de criação da Shutterstock. “As tendências deste ano giram em torno da individualidade, imperfeição, autenticidade e escapismo — apesar dos obstáculos que fomos forçados a driblar e da incerteza que enfrentamos, não faltou criatividade e inovação. Essas tendências, colhidas em bilhões de pesquisas de palavras-chave feitas por nossos usuários, estabelecem a base para o conteúdo que podemos esperar ver em resultados criativos, marketing B2B e B2C neste ano.”

No design gráfico e na fotografia, a imperfeição única

Segundo o Relatório de Tendências Criativas 2021, no design gráfico, tintas livremente fluídas, padrões de Tie Dye únicos e retratos de linhas retorcidas que representam faces surrealistas mostram aceitação da individualidade — e da imperfeição. Palavras-chave como tie dye pastel tiveram crescimento de +2.404% nas buscas, seguidas de tinta à base de álcool (+381%) e arte face line (+536%), conforme vemos uma onda de imperfeições, fantasia e toques distintos entre texturas, fundos e ilustrações.

Leia também: Relatório de Tendências de Cores 2021 da Shutterstock

Já na fotografia, em alinhamento com os acontecimentos de 2020, houve uma procura de inclusão e representação, com uma tendência de aumento das buscas por não binárias (+2.300%) e pessoas autênticas (+133%). Identidade sem filtros engloba retratos autênticos e uma ampla gama de belezas em todo o mundo. O foco em olhar para si e no autocuidado (+177%) levou muitos a direcionar a atenção no próximo ano para os simples prazeres da vida.

Imperfeição E Autenticidade: As Análises Do Relatório De Tendências Criativas De 2021, Da Shutterstock
Design Gráfico: Imperfeição E Autenticidade: As Análises Do Relatório De Tendências Criativas De 2021, Da Shutterstock
Design Gráfico: Imperfeição E Autenticidade: As Análises Do Relatório De Tendências Criativas De 2021, Da Shutterstock
Fotografia: Imperfeição E Autenticidade: As Análises Do Relatório De Tendências Criativas De 2021, Da Shutterstock
Fotografia: Imperfeição E Autenticidade: As Análises Do Relatório De Tendências Criativas De 2021, Da Shutterstock

Vídeos e Música: Natureza e Inspiração

Os vídeos têm uma capacidade única de despertar emoções. Foi observado um aumento nas buscas por cenas intensas e intimidantes da natureza: praia tempestuosa (+480%), dunas (+394%) e áreas montanhosas (+1.396%). A “animação excêntrica” deu aos criadores de conteúdo novas maneiras de expressar suas ideias e de abraçar estilos de animação mais divertidos e gráficos em movimento que são mais lúdicos (+13.572%). Essa tendência oferece uma saída animada, chamativa e colorida para criativos que não necessitam de uma equipe de produção e foge da seriedade de 2020.

Animação Excentrica - Shutterstock
Sublime - Shutterstock

O Relatório de Tendências Criativas 2021 também traz dados sobre músicas, onde houve um aumento nas faixas com cordas — das notas ondulantes de uma cantata clássica aos sons eletrizantes e de arrepiar de um spiccato eclético. A popularidade da música que é edificante e divertida aumentou. Os vídeos e as tendências musicais, quando combinadas, produzem uma experiência sensorial distinta —  sobreponha uma faixa da biblioteca Cordas em um vídeo do Sublime, sente-se e aproveite.

Biodiversidade, sobrecarga de informações e outras tendências para ficarmos de olho

Depois de 2020, os criativos estão em busca do inexplorado. Da biodiversidade decorrente dos incêndios florestais e desastres naturais, passando pelos lançamentos da SpaceX e o fascínio pelo espaço; até a ascensão na ioga, meditação e os fenômenos desconhecidos da conexão mente-corpo.

  1. Biodiversidade: Mesmo com o aumento na preocupação com as mudanças climáticas e o impacto humano no meio ambiente, ainda há muitas maravilhas para se descobrir na nossa ecosfera. Além disso, como já adiantamos aqui no Com limão e no InovaSocial, meio ambiente e clima devem ser temas ainda mais recorrentes nos próximos meses.
  2. Sobrecarga de informações: Com o bombardeio de notícias e mensagens 24 horas por dia, estamos buscando formas de lidar com o fato de que atingimos nossa capacidade máxima de processamento.
  3. Corpo e Mente: Conforme descobrimos que a relação entre nossa saúde física e mental é muito maior do imaginávamos, recorremos à tecnologia para encontrar técnicas de bem-estar.
  4. Espaço em HDRI: Temos observado o céu da noite há muito tempo e, se estamos sozinhos ou não, ainda ninguém sabe, mas em tempos de isolamento, imaginar é reconfortante.

Além dessas dez tendências globais, o relatório de 2021 descreve os principais termos de pesquisa de 26 países ao redor do mundo, desde contos de fadas sobre estilo de vida na Austrália a paisagens coloridas na África do Sul (veja abaixo).

Tendências Globais - Shutterstock 2021

Confira o Relatório de Tendências Criativas 2021 completo aqui (disponível para download) e a versão interativa aqui.

Leia também

Comunicação

A LG deu um passo significativo no apoio à cena de e-sports feminina ao se tornar a nova patrocinadora oficial do Fluxo Demons, reconhecido...

Tecnologia

A LG Business Solutions, divisão B2B da marca, reafirma sua posição de liderança no fornecimento de soluções para o setor hoteleiro ao ser eleita,...

Apple

Apple Search Ads chega ao Brasil depois de quase 8 anos e permitirá promover apps com segurança e eficácia na App Store, impulsionando downloads...

Impacto

Nota do editor: O texto abaixo foi originalmente publicado em 30 de outubro de 2009. Em quase quinze anos, muita coisa mudou, não só...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.