Um mês depois, a minha opinião sobre a LG OLED evo C3... • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Review

Um mês depois, a minha opinião sobre a LG OLED evo C3…

Qual foi a melhor experiência de cinema que você teve em casa? Testei a LG OLED evo C3 com filmes, séries e games.

Um mês depois, a minha opinião sobre a LG OLED evo C3...

Qual foi a melhor experiência de cinema que você já teve em casa? Nesta segunda (04), completa um mês que estou testando a nova LG OLED C3, modelo de 65″, e posso dizer que – de longe – ela é a minha melhor experiência. O motivo desta afirmação é resultado de um conjunto de fatores que estou experimentando com esta televisão.

No entanto, não tem como falar de TV, sem começar pelo principal: a tela. Com painel “evo”, antes presente apenas na linha G (modelo top de linha da LG), a tela do modelo 2023 proporciona um aprimoramento no brilho e nitidez, resultado do Brightness Booster, que possibilita até 20% mais brilho.

Isso é resultado dos 10 anos de experiência, que a marca possui desde o lançamento do primeiro modelo OLED curvo, em 2013. Diferente das TVs de LED/LCD convencionais, que precisam de uma camada de iluminação traseira (backlight) para a formação das imagens, na tecnologia OLED cada pixel acende e apaga individualmente conforme necessidade para a reprodução dos conteúdos.

É por este motivo que o preto da OLED C3 é uma das coisas mais absurdas que já vi. Sem aqueles vazamentos de luz, que criam “fantasmas” na tela escura; ou aquele preto quase cinza, é até difícil descrever a qualidade desta qualidade por texto (e até mesmo por vídeo, então sugiro que você vá conhecer o modelo no ponto de venda).

Eu tive três experiências incríveis com a C3 e que levaram ao limite a qualidade do painel: A minissérie Ahsoka (Disney+), ambientando no universo de Star Wars, e com muitas cenas escuras; John Wick 4: Baba Yaga (Apple TV+), além dos ambientes escuros, existem cenas com iluminação bem forte e contrastante; e o game Starfield (Xbox Series X), além do visual incrível do espaço, o desempenho da C3 como tela para jogos é incrível.

Inteligência artificial, design, conectividade e WOW Orchestra

Um mês depois, a minha opinião sobre a LG OLED evo C3...

A ausência do backlight faz com que a LG OLED C3 tenha um design ultrafino (chega a ser menor do que uma caneta Stabilo, veja ao lado). Além de incrivelmente elegante, isso faz com que a tela tenha uns quilos a menos – talvez para você não faça diferença, mas para quem testa aparelhos grandes, é quase uma sessão de crossfit ficar levantando e instalando uma televisão de 65”.

Já em conectividade, a LG OLED C3 promete muito e entrega mais um pouco. São 4 entradas HMDI que suporta 4K 120Hz com eARC, que permite transmitir o sinal áudio original com resolução total através de um cabo HDMI. Eu já tinha um Soundbar da LG, então isso ajudou na experiência.

Segundo a empresa, o modelo C3 possui a WOW Orchestra, uma “compatibilidade perfeita com Sound Bars LG 2023, como a SC9, para criar um som tridimensional, alcançando a harmonia ideal entre visão e audição.” Mesmo não tendo o modelo 2023, não senti falta de nada nas experiências. Talvez a integração com os novos sound bars sejam um ganho a mais, mas no geral, a experiência de cinema em casa está completa.

Somado (e controlando) todas estas funções temos o processador a9Gen6 AI. A sexta geração está bem mais rápido e integra ainda mais a inteligência artificial na experiência da televisão. É ele o responsável por alguns recursos como:

  • a-Reality: O novo recurso da LG OLED evo C3 proporciona a sensação que você está vivendo na cena, e não somente assistindo. O processador LG oferece uma experiência excepcional, como se tudo estivesse acontecendo ao seu redor;
  • AI Picture Pro: Um dos recursos criados pela combinação entre processamento e inteligência artificial. Com ele, as imagens são otimizadas de forma automática, conforme o conteúdo sendo assistido, sem necessidade de mudar o modo de imagem o tempo todo;
  • OLED Dynamic Tone Mapping Pro: Outra tecnologia presente na linha OLED evo. Com ela, você tem mais detalhes e nitidez nas áreas mais escuras e mais claras da imagem, resultando em uma alta qualidade de imagem;
  • AI Super Upscaling: Com o novo processador, o modelo 2023 é capaz de entregar imagens ultra limpas, de aparência natural, textos aprimorados e alta resolução, sem remover os detalhes intencionais (ideal para TV aberta ou fechada);
  • AI Genre/ Scene Detection: Com a seleção automática de gênero, seu televisor identifica automaticamente o tipo de conteúdo e altera as configurações da imagem para aquela categoria, como Dolby Vision IQ e Dolby Atmos. Além disso, é curioso ver que alguns jogos no PS5 e no Xbox Series X ativam o Filmmaker Mode;
  • AI Sound Pro: Recurso que ajuda os espectadores a se envolverem na ação na tela, proporcionando som surround 9.1.2 virtual do sistema de alto-falantes integrados da TV;
  • AI Acoustic Tuning: Através do microfone do controle Smart Magic, é possível realizar a calibração inteligente do tamanho do ambiente e ajustar o efeito surround, entregando uma experiência de imersão personalizada;
  • AI Brightness: O televisor possui um sensor que detecta a variação de luz no ambiente. Seja de dia ou a noite, o modelo ajusta o brilho do conteúdo para se adaptar a iluminação do seu espaço.

Outro detalhe interessante é a forma como o modelo “organiza” os cabos. Existem presilhas que seguram os cabos e um compartimento que concentra a saída de todos, fazendo com que os fios fiquem organizados e quase invisíveis.

Do cinema para os games: LG OLED C3 e os seus 120Hz

Os 120Hz é uma “polêmica silenciosa” para quem joga no console. Apesar de alguns modelos do mercado afirmarem que entregam muito mais do que isso, atualmente não faz sentido ter um modelo que vai além. É igual o famigerado 8K, que ainda possui pouquíssimos conteúdos disponíveis.

Testei a LG OLED evo C3 com dois consoles de ponta da atualidade, PS5 e Xbox Series X. Em ambos a televisão atinge os 4K@120Hz (ideal para jogos de FPS, como Call of Duty e Fortnite). Mas vale lembrar que isso só é possível devido as entradas HDMI 2.1 e um cabo de qualidade. Outras funcionalidades interessantes para quem gosta de uma boa experiência com games são:

Multi View: Através desse recurso, é possível exibir duas telas de diferentes fontes ao mesmo tempo. São três modos de visualização no modo Multi View:

  • Lado a Lado: Assista um vídeo tutorial enquanto reproduz um jogo;
  • Foto: Veja uma foto em miniatura, enquanto joga;
  • Entrada Dupla: Este último não é tão para os gamers, mas é possível realizar reuniões ou apresentações de forma ainda mais dinâmica, com entradas HDMI diferentes. Talvez para quem faz lives, mas confesso que não cheguei a experimentar.
Um mês depois, a minha opinião sobre a LG OLED evo C3...

Descoberta de música: Sabe quela música que fica na cabeça, mas você não sabe o nome? Ou aquela trilha sonora que aparece em um jogo. Para facilitar as pesquisas de músicas durante filmes e séries, o novo webOS conta com um recurso dedicado. Com essa nova opção, a TV ouve e identifica o conteúdo reproduzido no canal aberto ou via HDMI.

Alerta de esportes: Esta não é uma função gamer e nem é uma novidade nos modelos OLED, mas como é um dos meus queridinhos, precisava falar sobre ele. O modelo C3 oferece mais facilidade para os usuários acompanharem as principais novidades do seu time em diversas modalidades (futebol, basquete e NFL). O “Alerta de Esportes” transmite informações antes, durante e após aos jogos, mesmo enquanto você estiver assistindo filmes, séries ou programas de TV.

Veredicto: Fake Natty! Mas só por dentro…

O nutricionista Rodrigo Góes talvez dissesse que a OLED C3 fez “amor com o suco*”, mas só no quesito recursos. Se por fora o modelo apresenta um shape aesthetic (ou seria ultra slim?), por dentro a C3 vem poderosa e bem forte.

Além de todas as qualidades, o painel com Super Anti Reflective reduz efetivamente as distrações visuais, como o brilho da luz e os reflexos, para que os usuários possam concentrar toda a sua atenção no que está na tela, mesmo em um ambiente muito iluminado.

Se for para encontrar um ponto negativo na OLED C3, talvez seja o preço dela. Apesar de valer a pena o investimento, ela é bem mais cara quando comparada com os modelos do mesmo tamanho de tela (disponíveis nos tamanhos que vão da menor, de 42″, até a gigante de 83″). Este talvez tenha sido o grande Calcanhar de Aquiles da LG no últimos anos, a disputa por um preço que não faça o consumidor excluir seus modelos da lista sem antes conhecer as vantagens dos aparelhos disponíveis.

Agora, se você topa investir em uma televisão de qualidade, com funções top de linha e que farão a sua sala virar uma sala de cinema, aí eu indico esta belezinha.

*Para quem não conhece, Góes é um nutricionista que caiu nas graças da internet. Fazer “amor com suco” é uma referência ao no mundo do fisiculturismo, é um dos apelidos dos anabolizantes. Leia mais aqui.

Leia também

Tecnologia

Descubra o monitor Smart LG MyView, uma combinação de design, produtividade e entretenimento com acesso a streaming e funções inteligentes em um dispositivo premiado.

Design

Wes Anderson, com seu olhar único para cores pastel e cenários que parecem saídos diretamente de um sonho meticuloso, criou mundos que transcendem as...

Comunicação

A LG deu um passo significativo no apoio à cena de e-sports feminina ao se tornar a nova patrocinadora oficial do Fluxo Demons, reconhecido...

Tecnologia

A LG Business Solutions, divisão B2B da marca, reafirma sua posição de liderança no fornecimento de soluções para o setor hoteleiro ao ser eleita,...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.