Multimídia
Rio – Mesmo com estereótipos, animação diverte e divulga o Brasil
Animação do brasileiro Carlos Saldanha desembarca na cidade maravilhosa em sua premiere
Animação do brasileiro Carlos Saldanha desembarca na cidade maravilhosa em sua premiere
No começo da semana aconteceu na cidade maravilhosa a premiere para o lançamento da animação “Rio”. O Com limão, representado pela nossa colaboradora Cyntia Bravo, esteve presente como convidados da @TAMairlines para conferir os detalhes e contar para vocês as impressões, diga-se de passagem muito boas, sobre o longa.
Para quem não sabe, “Rio” é a nova animação de Carlos Saldanha, diretor responsável por filmes como “A Era do Gelo” e “Robôs”, que conta a história de uma arara-azul que, ainda filhote, é contrabandeado e acaba nas mãos de uma menininha muito simpática em Minesotta, Estados Unidos.
Blu, a arara dublada por Jesse Eisenberg (o mesmo do filme “A Rede Social), se torna o fiel escudeiro de Linda e ao mesmo tempo um exímio bichinho de estimação, perdendo todas as suas características selvagens.
Características essenciais e necessárias para quando eles encontram Túlio (dublado por Rodrigo Santoro), um biólogo em busca da última espécie masculina do pássaro, que propõe a arara e sua dona de irem para o Rio se encontrar com Jade (a última arara azul fêmea e dublada pela linda Anne Hattaway), fazendo assim com que consigam perpetuar a espécie. Uma ótima ideia, se Blu não fosse uma ave que não sabe voar!
Sim, Blu não sabe voar e ao chegar em terras tupiniquins encontra um mundo totalmente novo, cheio de desafios, natureza e liberdade. Coisas que ele não estava mais acostumado a viver em sua casa nos EUA.
É a partir dessa introdução que Carlos Saldanha inclui seu humor, jogando o casal de araras azuis na mão de traficantes de animais e uma aventura divertidíssima, que ainda incluem personagens dublados por Will.i.am (do grupo Black Eyed Peace) e Jamie Fox.
[youtube LQkwNUiFqLs]
A história é incrivelmente bem humorada, mas o grande destaque é a trilha sonora. Uma palavra resume: Perfeita! A fidelidade com que Carlos conseguiu transmitir a realidade da cidade é incrível. A mistura de carnaval, praia, diversão e ritmo, casa perfeitamente com os pontos turísticos como Pão de Açúcar, Cristo Redentor e o bondinho de Santa Tereza.
Até mesmo a favela ilustrada ganhou um toque especial nas mãos de Saldanha e confesso que tive a impressão de estar vendo uma fotografia da cidade.
Apesar de manter estereótipos associados ao Brasil, como a cena em que micos “engraçadinhos” roubam turistas, a história de superação de uma ararinha que não sabe voar emocionou e arrancou muitos aplausos ao terminar a sessão.
Claro que não vou adiantar o final para você ficar curioso e assistir ao sucesso que é “Rio”. Para quem quiser conferir a dica, a animação estreia dia 08/04 no Brasil.