Tudo o que você disser pode e será usada contra você no tribunal. A máxima dos filmes policiais também pode ser aplicada ao mundo da publicidade e do branding, afinal, não é de hoje que as grandes marcas consegue deixar brechas para que concorrentes, consumidores e entidades a contra-ataquem usando o próprio discurso.
No entanto, existe gente que consegue elevar estas críticas ao patamar de superproduções. Foi o que aconteceu com o Greenpeace e a Volkswagen.
Aproveitando a deixa aberta pela marca alemã ao colocar um menino vestido de Darth Vader em seu comercial, o grupo de eco xiita criou a perfeita analogia entre a VW e o lado negro da força. Tudo isso porque a marca de carros está se opondo as leis europeias de emissão de C02.
A série, composta de dois vídeos, mostra personagens mirins da saga Star Wars contra o maléfico mini Darth Vader. Sendo o primeiro, com a “vitória” do lado negro – aqui representado pela Volkswagen – e o segundo com a vitória do bem, terminando com uma dancinha bizarra e a frase “Juntos nós podemos tirar a VW do Lado Negro”. Sem mais delongas, confira os vídeos VW: The Dark Side e VW: The Dark Side – Episode II.