Em 2011 a Corning, uma empresa especializada em vidros e cerâmicas, apresentou o vídeo “A Day Made of Glass”. Com pitadas extremas de futurismo, o filme mostrava como o vidro poderia ter diversas utilidades no nosso cotidiano, assumindo o papel de telas, computadores e outras tantas utilidades. Unido ao que existe de mais novo em tecnologia aplicada ao fortalecimento, durabilidade e interatividade, a Corning imaginou quais funções mais o vidro poderia ter no nosso cotidiano.
É claro que tudo não passa de uma previsão de um futuro talvez não tão próximo, mas a ideia de ver um mundo em que, principalmente o papel, é substituído pelo vidro e a luz artificial dá espaço para a luz natural, já anima quem pensa em soluções para um futuro mais sustentável e belo.
Outra questão que vale ressaltar do vídeo apresentado pela Corning é a ênfase no aprendizado dos pequeninos do futuro. Com uma geração já acostumada com as tecnologias touchscreen e conectada 100% do seu tempo, é difícil não acreditar que no futuro próximo as salas de aula serão hiper-conectadas e interativas, dando espaço para processos que não só ensinem melhor, como também sequestra a atenção da criança de forma melhor do que um quadro negro e um giz. Não custa sonhar e torcer para que o futuro chegue mais rápido que amanhã.