Tecnologia para pequenas empresas: O case Bonté e TOTVS • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Tecnologia

Tecnologia para pequenas empresas: O case Bonté e TOTVS

O Tatuapé, distrito localizado na Zona Leste de São Paulo, tem crescido a passos largos nos últimos anos. Segundo o IBGE, de 1991 a 2010, a população da região aumentou em 12%. Atualmente são 76 mil moradores distribuídos em 15 subdistritos, entre eles está essa pessoa que vos escreve. Eu sou morador do bairro há mais de trinta anos e não tenho planos para sair daqui tão cedo. Ser próximo ao centro, ter fácil acesso ao metrô, contar com shoppings, parques e uma ampla variedade gastronômica e cultural colaborou para que fosse um dos locais mais procurados para se morar na região.

A valorização impulsionou a economia do bairro e o surgimento de novas empresas na região, mas um modelo de negócio que tem agradado o paulistano em outras regiões, como Itaim Bibi e Jardins, ainda não havia chegado ao local: o empório com produtos diferenciados. Nesse formato, o cliente busca atendimento personalizado, itens exclusivos e praticidade por ser próximo de casa. E foi para atender essa lacuna que, em julho de 2016, o empreendedor Roque Moreira Dias e sua mulher, Andresa Cavalheiro, inauguraram o Empório Bonté.

A ideia do negócio surgiu quando eles resolveram presentear uma amiga com uma cesta de itens alimentícios importados e nacionais, mas não encontraram no Tatuapé um local assim (o mais próximo de algo nesse estilo eram os mercados da região). Nessa época, Roque estava vivendo um momento desafiador na sua vida profissional. Formado em Administração, após 21 anos de uma carreira de sucesso em uma empresa de meios de pagamentos, em uma reestruturação interna, ele foi demitido. A antiga empregadora ofereceu uma consultoria para ajudá-lo a se recolocar no mercado e foi nesse processo que Roque percebeu havia outras formas de seguir a vida profissional e empreender era uma alternativa viável.

Após receber as dicas da consultoria, Roque e Andressa colocaram a mão na massa e buscaram o ponto, pensaram no conceito da loja e procuraram a tecnologia adequada para o seu negócio. Os empreendedores tinha em mente que precisava ser algo simples e acessível financeiramente e, após uma pesquisa, optou pelo Bemacash, solução de ponto de venda completa da TOTVS, formada por software e hardware integrados.

“por ser na nuvem, acesso de casa e não preciso estar na loja para administrar as minhas vendas” – Roque Moreira Dias, proprietário do Empório Bonté.

Com implantação rápida e sistema pronto, o Empório Bonté iniciou sua operação em julho de 2016. “Um dos diferenciais do Bemacash é ser compacto. Esqueça aqueles equipamentos ultrapassados com CPUs e monitores ocupando espaço no balcão” afirma Roque.

“A solução é robusta, mas simples. Além disso, por ser na nuvem, acesso de casa e não preciso estar na loja para administrar as minhas vendas”, completa o proprietário do Empório Bonté.

Um aspecto que cativou o empreendedor foi o modelo de comercialização da TOTVS. A empresa oferece um pacote único por meio de uma mensalidade, ou seja, o cliente paga uma mensalidade para usar. Nessa oferta está contemplada, além do suporte ao sistema, uma ampla rede de assistência técnica para os equipamentos. Com isso, eliminou-se o investimento em infraestrutura de TI.

Como o Bonté fica do lado de casa, decidi ir conhecer um pouco mais do Bemacash na prática e, de tabela, tomar um café com a dupla. Com a Citrus, consultoria de branding e inovação o qual estou à frente desde 2011, é normal nos depararmos com clientes que necessitam de investimento na parte de TI (do famoso “preciso de um sistema para controlar o meu estoque” ou até os mais complexos), mas não possuem verba para criar um sistema do zero. É neste cenário que o Bemacash se mostra uma solução bem interessante. Ainda mais pelo fato de trabalhar com assinatura mensal, ou seja, “deu pau” no sistema, a TOTVS resolve. O empresário não precisa sair correndo atrás de um desenvolvedor ou manter alguém especializado dentro da empresa (no caso do pequeno comércio, nem faz sentido contratar alguém de TI fixo).

No caso do Bonté, após um ano de funcionamento, com histórico de faturamento e o controle financeiro do Bemacash, Roque já tem insumos para fazer o planejamento de vendas com base comparativa e pensar no futuro da empresa amparado por dados anteriores – o que vende mais e em qual época. Hoje, o estoque do Empório Bonté conta com mais de dois mil itens e são cadastrados, em média, 20 novos produtos por semana. O volume de clientes mensal é de 400 pessoas, sendo metade desses, já fidelizados. O vídeo abaixo mostra um pouco mais sobre o sistema. Fica a dica!

 

Leia também

Futuro

No frenético mundo corporativo, a Inteligência Artificial (IA) tem sido uma das palavras mais recorrentes, e, como devo afirmar na minha palestra do próximo...

Comunicação

O Habib’s inaugurou nesta sexta-feira (06), a primeira unidade do seu novo conceito de negócio – um complexo de conveniências. Em uma área de...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.