Comunicação
Kantar Brand Footprint 2023: As marcas preferidas dos brasileiros
A Coca-Cola lidera o ranking de marcas preferidas dos brasileiros em 2023, é o que afirma o relatório Brand Footprint da Kantar. O estudo também revela mudanças…
A Coca-Cola lidera o ranking de marcas preferidas dos brasileiros em 2023, é o que afirma o relatório Brand Footprint da Kantar. O estudo também revela mudanças…
A Coca-Cola lidera o ranking de marcas preferidas dos brasileiros em 2023, é o que afirma o relatório Brand Footprint da Kantar. O estudo também revela mudanças significativas no comportamento do consumidor, que passou a frequentar mais vezes os pontos de venda para comprar menos itens por visita, como estratégia para equilibrar os gastos devido à inflação e à diminuição do poder de compra.
Marcas que diversificaram seus pontos de venda e reduziram o repasse de aumento de preços conseguiram entrar em mais lares em 2022. O relatório anual mede a presença das marcas nos lares brasileiros por meio de uma métrica chamada Consumer Reach Point (CRP), que analisa a frequência e quantidade de famílias que compram produtos de determinadas empresas. Nesta edição, 350 marcas foram avaliadas, incluindo três novas categorias: carnes suínas, mortadelas e salsichas.
“O brasileiro vem comprando de maneira diferente. Ele visita mais canais ao longo do mês e compõe os carrinhos de compra de outra forma. Adquire menos itens por viagem e está mais aberto a experimentar novas marcas para driblar a alta dos preços e equilibrar os gastos. As marcas que prestaram atenção a isso e diversificaram o ponto de venda, sem repasse de preço, se beneficiaram e conquistaram mais lares em 2022”, analisa Elen Wedemann, CEO da divisão Worldpanel da Kantar.
As cinco marcas preferidas pelos brasileiros em 2023 são as mesmas de 2021, com a Coca-Cola liderando com 555 milhões de CRPs, apesar de uma queda de 14 CRPs em relação ao ano anterior, reflexo do aumento de preço acima da média da categoria e à queda na frequência de compras. A Ypê segue de perto com 552 milhões de CRPs, um aumento de 14 CRPs, graças à maior presença em diferentes canais de compra. Já as outras marcas no ranking como Perdigão (443 milhões de CRPs, +26 CRPs), Seara (398 milhões de CRPs, +17 CRPs) e Italac (379 milhões de CRPs, +27 CRPs) tiveram crescimento devido as estratégias de maior mix de canais e menor repasse de preços.
O relatório também aponta que os brasileiros gastaram cerca de 17% a mais por produto e 19% a mais no total da conta em 2022, quando comparado com o ano anterior, aumentando a frequência de compra em 11% e levando cerca de 9% menos unidades. Aproximadamente 27% dos consumidores visitaram oito ou mais canais de compra, enquanto 56% foram a cinco a sete canais e 17% visitaram até quatro canais.