Compartilhe:   

O novo logo do Google é mais genial do que você imagina

por Victor Vasques

Nesta terça-feira (01/09) o Google apresentou o seu novo logotipo e os blogs de design entraram em êxtase. No entanto, 99.9% dos sites que vi, esqueceram de falar um dos quesitos mais importantes da nova identidade. Aliás, isso é uma coisa que merece um desabafo. Quando comecei o Com limão, os blogs tinham identidades, tinha opiniões. Atualmente, viraram uma grande massa de “copy and paste”. Salvo um punhado de formadores de opinião, a grande maioria só sabe reproduzir a mesma notícia em massa. Ok! Terminado o desabafo, vamos ao logo do Google.

A maior mudança em 17 anos: O fim da serifa

Não é a primeira vez que o logo do Google muda. Ele já teve pelo menos 3 tipografias distintas, mas esta é a primeira vez que o nome “Google” aparece sem serifa. A nova fonte lembra a família Roboto, já usada no material design da empresa e fonte padrão desde a versão Ice Cream Sandwich, do Android.

Outro detalhe importante da nova identidade é o uso das quatro cores: verde, vermelho, azul, amarelo. Elas já estavam presentes na identidade antiga, mas agora ganharam uma versão chapada/flat, ou seja, é o fim dos gradientes.

novo-logo-google-2015-reduz-consumo-servidores-com-limao-04

>novo-logo-google-2015-reduz-consumo-servidores-com-limao-02

Por fim, mas não menos importante, o símbolo oficial da marca (o “g” minúsculo) foi substituído por um “G”, maiúsculo e colorido com a paleta da empresa.

novo-logo-google-2015-reduz-consumo-servidores-com-limao-03

novo-logo-google-2015-reduz-consumo-servidores-com-limao

O mais importante: Ele é bonito, é simples… e FUNCIONAL!

Como foi uma apresentação muito simples, não tem como analisar muito, mas aqui está o ponto mais importante do logo, o seu peso. Segundo o CEO da empresa, o logo antigo consumia cerca de 14 mil bytes, a nova versão consumirá APENAS 305 bytes.

O que isso significa? Vamos dizer que a página inicial do google.com receba 1 bilhão de visitas mensais (segundo dados do comScore de 2011, ou seja, uma estimativa bem baixa). O logo antigo representava um consumo mensal de 14TB. Com alguns pequenos ajustes e mudanças, sem perder o colorido e a essência da marca, o novo logo pula para um consumo mensal de 305 GB. Em resumo, a nova identidade reduz 45 vezes o consumo de servidor só com o logotipo.

Segundo o site The Verge, a redução deste consumo (além da economia financeira gerada pelo novo logotipo) faz parte de um dos objetivos da empresa, que é levar os serviços da empresa para áreas do globo onde o acesso à internet seja limitado.

Adicione todos esses pontos ao fator que o novo logo é totalmente escalonável, ou seja, fica perfeito em uma tela de 55”ou em um Android Watch, e você entenderá porque o novo logotipo é um trabalho tão genial!

grid-novo-logo-google-2015-reduz-consumo-servidores-com-limao

BÔNUS: A polêmica sobre o novo logo do Google ganhou uma pitada de diversão. A empresa americana respondeu, pelo Twitter, um comentário feito pelo site Sensacionalista. Confira abaixo!


Victor Vasques é designer, editor chefe do Com limão e sócio proprietário da Citrus. Worklover assumido, já atuou com grandes marcas, como Discovery, UOL, iG e Itaú.

Eu irei lhe fazer uma proposta que você não poderá recusar - Don Vito


12

12 Responses to O novo logo do Google é mais genial do que você imagina

  1. Pingback: A nova logo do Google é mais genial do que você imagina | Investix Marketing Digital

  2. Valeska says:

    Sensacional, cara. Não aguentava mais ver o pessoal criticando e falando que daqui a pouco tão usando comic sans. Excelente post. ;)

  3. Luiz Pryzant says:

    Bonitas ou feias, velhas ou novas, Marcas não são apenas da empresa, são de todos os que as reconhecem e admiram.
    O Google colocou mil justificativas para a mudança, mas a conexão emocional de tantos anos foi deixada de lado.
    Um amigo fez uma plástica radical e irreversível, ficou parecendo outra pessoa, se a gente tem carinho acaba se acostumando, mas fica estranho!

  4. Pingback: http://t.co/TGUmUvgaQZ Opinião sobre novo lay out… | Trinity Tecnologia

  5. As pessoas em geral adoram partir pra crítica, acredito que mais por vontade de aparecer do que embasada em alguma técnica ou conhecimento. Eu gostei do novo logotipo, da nova aplicação da identidade do Google e, principalmente, das melhorias práticas em relação ao tráfego de dados e carga de servidor.

    E é genial em inúmeros sentidos: mais leve (tanto do ponto de vista de arquivo quanto visual), é mais vivo, lúdico, adequado à tendência material que o google tanto divulga, tem um forte apelo com as crianças (é, o Sr G está construindo sua base de clientes do futuro) e mais do que qualquer coisa, respeita e guarda a história da identidade da marca desde o início. Acho que os pontos coloridos e suas aplicações práticas a coisa mais interessante da marca.

    E outra coisa muito importante: aquela serifa precisava ir embora, né? Achava tão conflitante com a personalidade da marca ter serifas, mas isso é mais opinião do que qualquer outra coisa.

    Parabéns, Victor, por ver pontos fora da curva que os posts pela internet véia sem porteira não estão vendo.

    Abraço!

  6. Pingback: Google de logotipo novo

  7. Pingback: Por que seu site tem que ser responsivo? - Internet e pirulitos

  8. Pingback: Novo logo do Google foi uma sacada genial para redução de uso da capacidade | Curso ITIL Curitiba

  9. Pingback: Google teve uma sacada genial para Gestão de Capacidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Voltar para o topo ↑

  • Newsletter

  • Últimos tweets

  • Facebook