Por Victor Vasques
Desde que a plataforma Android foi apresentada ao mundo, muitos falaram que esta seria a grande concorrente do iPhone OS. Devemos concordar que em muitos aspectos o celular da empresa de Steve Jobs ganhavam dos Androids. Ganhava…
No entanto esse jogo pode ter mudado e o mercado pode ter ganho um novo concorrente ao número 1 dos celulares. Desde que coloquei as mãos no Samsung Galaxy S confesso que não consegui usar outro aparelho. Os motivos são diversos, então vou separar por tópicos e você confere abaixo:
Contatos, ligações e SMS
Para quem tem conta no Gmail, o aparelho importa nomes, e-mails e telefones. Achou pouco? O aparelho também importa os contatos do Facebook e Twitter. Haja amigos!
Já nas ligações nenhuma novidade, o teclado virtual tem teclas grandes.
O grande destaque fica por conta do SMS. Ok, não o SMS, mas a tecnologia Swype para o teclado virtual. Desenvolvida pelo criador do teclado T9, o sistema permite que você deslize o dedo pelas letras e o teclado adivinha qual palavra você quer. Funciona de maneira quase que perfeita!
Câmera e tela de Super Amoled
Aqui vemos uma das maiores qualidades do aparelho, como também seu problema.
A tela de Super Amoled possui resolução de 480×800 (quase a mesma que o concorrente iPhone 4, com 960×640 e 0,5 polegada menor). O veredito sobre ela? Simplesmente fantástica! Perfeita para assistir filmes e seriados em boa qualidade (explicarei em outro texto como fiz para assistir o seriado The Big Bang Theory em formato .avi e com legenda .srt separada). É uma das melhores que já vi no mercado e a olho nu, ela me pareceu mais confortável do que o iPhone 4 e o Motorola Milestone.
Como nem tudo são flores, fica a cargo da câmera o calcanhar de Aquiles. Apesar de possuir ótima resolução, ficou faltando o flash para fotos noturnas. Veja uma comparação entre as câmeras do Motorola Milestone e o Galaxy S.
Televisão Digital e AllShare: Compartilhamento com outros aparelhos
O Galaxy S é um dos primeiros aparelhos Android com televisão digital. Apesar da incomoda antena, o sinal e a qualidade são ótimos (consultei alguns amigos especialistas e eles explicaram que devido ao tamanho das ondas é necessário sempre ter uma antena com determinado tamanho).
Já para quem prefere tudo em grandes telas, o sistema AllShare permite que você veja qualquer vídeo, fotos ou, até mesmo, jogos do celular, em um monitor ou televisor sem usar qualquer fio. Interessante para quem tem um aparelho BluRay ou TV Samsung que também possui o sistema.
Conclusão parte 1
O Samsung Galaxy S tem tudo para ser um dos líderes do mercado. Apesar da ausência do flash, a câmera mantém as cores vivas e ótima qualidades.
Já sua tela de AMOLED vem para brigar fortemente com o iPhone 4 e seu sistema Retina Display. Vale também lembrar que o aparelho ainda comporta Bluetooth 3.0, Wi-Fi e rede 3G. A memória interna é de 8GB, mas pode chegar até 32 GB com cartão MicroSD.
Por enquanto vamos parar por aqui. No próximo texto falarei um pouco mais sobre o design do aparelho, sua bateria e outros detalhes.
Victor Vasques é ceo e editor chefe do Com limão. Como designer já passou pelos principais portais brasileiros, atuando sempre nas áreas de design digital e branding.