Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Comunicação

Águias da Cidade: A ajuda só pode vir de um lugar…

“São Paulo, uma das maiores cidades do mundo. Vinte milhões de pessoas numa mega cidade, com mega problemas. E quando cada segundo é vital, a ajuda só pode vir de um lugar…”

Assim começa o primeiro episódio de uma das produções mais emocionante que já vi. Tudo bem que sou um grande suspeito, afinal, esta é a nova série da Discovery Brasil.

No entanto, devo confessar que mesmo já tendo visto diversas vezes a produção (seja em produção, inacabado ou com corte final), ainda sinto um arrepio e um nó na garganta ao ver na tela o helicóptero tricolor pairando a cidade paulista.

Quem são os Águias e qual a importância deles?

Realidade do cotidiano ou história das páginas policiais, os Águias de São Paulo são conhecidos por grande parte de quem mora no Estado. Formado há 27 anos, o grupamento de helicópteros do Estado de São Paulo é especializado em diversos tipos de atendimento, que vão de rebeliões a resgates em alto mar.

Eles afirmam que são apenas policiais militares cumprindo o dever, mas é quase impossível separar a áurea de heróis destes pilotos, médicos, enfermeiros, mecânicos e tantos outros profissionais que fazem o possível – e o impossível – ao voar pelas cidades brasileiras.

Dois anos de produção e a importância do seriado

É claro que, para ter como resultado final, uma série a altura do Águias da Cidade, são necessárias horas e mais horas de trabalho. Eu tive o privilégio de acompanhar – ora longe, ora perto – como foi produzir um pedacinho desta série e posso dizer: Ela é mais importante do que imaginamos.

Por ter um irmão ex-militar, aprendi a respeitar muito mais aqueles que vestem a farda. Ao descobrir o salário de um coronel, só me restou aplaudir e respeitar mais ainda.

Mas respeito não é o único ponto importante. Apesar de, assim como todo produto para televisão, a série ter um objetivo comercial, é inegável a importância que ela tem como informação.

No decorrer destes meses em que acompanhei a produção, percebi que o Águias da Cidade mostraria para a população um aspecto que não sabíamos que existia. Um grupamento altamente especializado e que faz com que tenhamos motivos para nos orgulhar da nossa polícia. Além de tudo, a produção é 100% brasileira! Casos brasileiros, uma realidade brasileira, profissionais brasileiros!

Vou parar por aqui, para não parecer muito puxa-saco e criar pré-conceitos nas suas mentes, mas como o tenente-coronel Falconi disse no trailer: “quando eu escolhi uma das profissões mais perigosas do mundo, eu não sabia disso”. Mesmo não sabendo, Falconi completou mais de duas décadas no grupamento. É ou não é motivo para aplaudir de pé?

Observação, em respeito ao leitor: Enquanto escrevia este texto, falava com a Andressa Jordano sobre o post. Ela até se propôs em escrever, mas a minha resposta resume bem o meu sentimento “não sei ser imparcial (no caso deste programa)… sendo ou não da casa (Discovery), esse seriado já virou um dos meus preferidos”.

Leia também

Apple

Anualmente a Forbes divulga a lista das 100 marcas mais valiosas. No ranking 2020, nenhuma alteração nos cinco primeiros lugares: Apple, Google, Microsoft, Amazon...

Apple

Com relatos de consumidores, campanha nacional da Apple mostra as vantagens de escolher um iPhone na hora de comprar um novo smartphone.

Design

Um design que expressa uma cultura e um símbolo nacional. Já fazia algum tempo que não via um projeto tão bem embasado e agradável...

Comunicação

A Samsung lançou nesta terça-feira (14), em todo o Brasil, a campanha de marketing para divulgação de sua nova categoria de TVs: a Crystal...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.