Águias da Cidade: A ajuda só pode vir de um lugar... • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Comunicação

Águias da Cidade: A ajuda só pode vir de um lugar…

“São Paulo, uma das maiores cidades do mundo. Vinte milhões de pessoas numa mega cidade, com mega problemas. E quando cada segundo é vital, a ajuda só pode vir de um lugar…”

Assim começa o primeiro episódio de uma das produções mais emocionante que já vi. Tudo bem que sou um grande suspeito, afinal, esta é a nova série da Discovery Brasil.

No entanto, devo confessar que mesmo já tendo visto diversas vezes a produção (seja em produção, inacabado ou com corte final), ainda sinto um arrepio e um nó na garganta ao ver na tela o helicóptero tricolor pairando a cidade paulista.

Quem são os Águias e qual a importância deles?

Realidade do cotidiano ou história das páginas policiais, os Águias de São Paulo são conhecidos por grande parte de quem mora no Estado. Formado há 27 anos, o grupamento de helicópteros do Estado de São Paulo é especializado em diversos tipos de atendimento, que vão de rebeliões a resgates em alto mar.

Eles afirmam que são apenas policiais militares cumprindo o dever, mas é quase impossível separar a áurea de heróis destes pilotos, médicos, enfermeiros, mecânicos e tantos outros profissionais que fazem o possível – e o impossível – ao voar pelas cidades brasileiras.

Dois anos de produção e a importância do seriado

É claro que, para ter como resultado final, uma série a altura do Águias da Cidade, são necessárias horas e mais horas de trabalho. Eu tive o privilégio de acompanhar – ora longe, ora perto – como foi produzir um pedacinho desta série e posso dizer: Ela é mais importante do que imaginamos.

Por ter um irmão ex-militar, aprendi a respeitar muito mais aqueles que vestem a farda. Ao descobrir o salário de um coronel, só me restou aplaudir e respeitar mais ainda.

Mas respeito não é o único ponto importante. Apesar de, assim como todo produto para televisão, a série ter um objetivo comercial, é inegável a importância que ela tem como informação.

No decorrer destes meses em que acompanhei a produção, percebi que o Águias da Cidade mostraria para a população um aspecto que não sabíamos que existia. Um grupamento altamente especializado e que faz com que tenhamos motivos para nos orgulhar da nossa polícia. Além de tudo, a produção é 100% brasileira! Casos brasileiros, uma realidade brasileira, profissionais brasileiros!

Vou parar por aqui, para não parecer muito puxa-saco e criar pré-conceitos nas suas mentes, mas como o tenente-coronel Falconi disse no trailer: “quando eu escolhi uma das profissões mais perigosas do mundo, eu não sabia disso”. Mesmo não sabendo, Falconi completou mais de duas décadas no grupamento. É ou não é motivo para aplaudir de pé?

Observação, em respeito ao leitor: Enquanto escrevia este texto, falava com a Andressa Jordano sobre o post. Ela até se propôs em escrever, mas a minha resposta resume bem o meu sentimento “não sei ser imparcial (no caso deste programa)… sendo ou não da casa (Discovery), esse seriado já virou um dos meus preferidos”.

Leia também

Tecnologia

Neste mês de julho, chega ao mercado brasileiro o novo monitor gamer high-end da LG. O UltraGear OLED de 27” (27GS95QE-B), produzido em solo...

Apple

Depois de 45 dias com o novo MacBook Air com chip M3, contamos quais foram as impressões do notebook mais popular da Apple.

Tecnologia

O mercado de streaming na América Latina continua a se expandir, oferecendo aos consumidores uma variedade de opções de entretenimento robusta e diversificada. De...

Apple

Entenda mais sobre o novo chip M4, da Apple, e seus avanços no desempenho e experiências de usuário aprimoradas.

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.