Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

Chinês: A língua de 1 bilhão de pessoas – Parte I

Na última semana, o mercado financeiro amanheceu em alvoroço com as seguidas quedas na bolsa de valores chinesa. Não à toa, o país possui uma das maiores reservas de dólares. Mas não são só em população e dólares que a China lidera rankings.

A língua chinesa, além de ser o idioma nativo mais falado no mundo, é um gigante com suas próprias peculiaridades. Conhecida como um “macro idioma”, o chinês possui diversos dialetos e o famoso Mandarim é apenas um deles. Para você entender um pouco melhor, dê uma olhada no infográfico do espanhol Alberto Lucas López.

Especialista em infográficos, Alberto possui uma tonelada de prêmios (entre eles, o famoso Malofiej) e diversos trabalhos para importantes publicações, entre elas está a South China Morning Post, para quem criou o infográfico “A world of languages” (Um mundo de idiomas). Segundo o infográfico, mais de 1 bilhão de pessoas falam os principais dialetos chineses.

Outra curiosidade apresentada pelo infográfico é que o português está em sexto lugar (atrás do árabe e hindu) e o inglês perde para o espanhol. Lembrando, é claro, que são idiomas nativos. Quando o assunto é mundo corporativo, o inglês dá alguns saltos no ranking. Já o chinês, calcula-se que existam cerca de 30 milhões de alunos pelo mundo.

infografico-idiomas-ranking-mundo-alberto-lucas-lopez-com-limao-01

Você sabia? Um chinês para todos conquistar

Curiosidade #1: Em 1956 a China decidiu unificar o idioma no país, isso gerou diversas polemicas e, até hoje, muitas localidades chinesas não aceitaram o mandarim como idioma nativo.

#Curiosidade #2: A língua chinesa possui centenas de dialetos diferentes (muitos deles já mortos). A unificação não impediu que dialetos como o cantonês e o hakka se mantivessem vivos até hoje.

Curiosidade #3: A diferença entre os dialetos é tão grande que, alguns anos atrás, quando fui aprender mandarim e descobri que meu único amigo chinês falava cantonês, era como se um alemão tentasse conversar com um francês.

Leia também

Podcast

No segundo episódio do Com limão Drops, conversamos com Ana Bellino, superintendente de Produtos, Marketing e UX do digio, plataforma digital de serviços financeiros;...

Design

Quem passa horas na frente do computador (meu caso desde que me formei em design), sabe a importância de uma boa cadeira. Muito mais...

Tecnologia

Dell anunciou nesta quarta-feira (08), a nova linha de notebooks XPS 13, modelo com foco em desempenho e design.

Design

2020 é, sem dúvidas, o ano das fintechs. Se por um lado a pandemia virou desafio para muitos mercados, para as bantechs (bancos digitais),...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.