Em primeira mão: Testamos o LG G5 SE • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Review

Em primeira mão: Testamos o LG G5 SE

Ele chegou! Finalmente podemos falar sobre o LG G5 SE. Apresentado em um evento em São Paulo, o modelo já havia dado as caras durante o MWC 2016 (maior feira do segmento), mas só agora desembarcou em terras tupiniquins. Quem me acompanha nas redes sociais, sabe que recebemos em primeira mão o novo smartphone da LG e por isso vocês conferem as minhas impressões abaixo.

Design e modularidade: A grande novidade

Quem está acostumado a ler o Com limão, viu que já havíamos citado o aspecto modular da linha G5 no texto “Tecnologias modulares são a próxima tendência? ”, mas ter ele em mãos é algo totalmente diferente.

O corpo de alumínio, totalmente diferente do antecessor G4, é resultado de uma parceria da LG com a KITECH (Instituto de Tecnologia Industrial da Coréia) que, em conjunto, conseguiram desenvolver uma liga especial de alumínio chamada LM201. Ela é a mesma usada na fabricação de automóveis esportivos e aeronaves. Ok, mas qual o resultado de tudo isso? Basta tirar a bateria e você percebe que o celular é uma levíssima “casca”. Onde estes coreanos encaixaram a placa-mãe, isso só fazendo uma autópsia para descobrir (e eu nem cogitei abrir o aparelho, diga-se de passagem). Mas para a nossa alegria, a galera do iFixit desmontou o aparelho.

 

A liga de alumínio só tem um pequeno detalhe, a LG usou uma demão de tinta por cima dela, o que deixou a parte traseira muito delicada aos riscos. Nada que uma capinha não resolva.

Ainda falando sobre o design do aparelho, a LG mudou o botão traseiro (presente no G4 e na linha K e que controla o som do aparelho) para a lateral. Particularmente… e reforço… PARTICULARMENTE não gostei – digo isso, pois alguns colegas não ligaram para a mudança. Eu já estava acostumado em controlar o volume na parte traseira do aparelho com o meu G4, mas talvez seja uma mudança necessária por causa da presença botão de reconhecimento de digital e on/off que continuou no lugar ou, de novo, reflexo da modularidade do aparelho.

USB Type-C e infravermelho: Dois detalhes úteis

Um detalhe interessante e que já vem do modelo G4, mas não está presente em aparelhos concorrentes como o Galaxy S7, é o sensor infravermelho. A LG teve uma bela sacada sobre a tendência da segunda tela. Qual dono de smartphone não assiste televisão com o aparelho ao lado? Exatamente. O G5 SE, assim como o antecessor, permite que você grave as funcionalidades da televisão (qualquer modelo) e decoder da tv a cabo, e transforme o aparelho em um controle universal.

Já a entrada USB Type-C deve ser alvo de muito mimimi nas redes. Isso acontece porque já estávamos acostumados com a entrada micro USB dos smartphones e agora precisaremos de mais um cabo diferente para recarregar. Mas existe uma explicação. A comunicação entre este tipo de conector e o USB 3.0 faz uma grande diferença quando você precisa movimentar arquivos do aparelho para um computador. Como a tendência é que os arquivos aumentem de tamanho (uma foto, por exemplo) e os computadores popularizem este tipo de USB, a LG já optou por inserir a tecnologia.

Câmera: 1.8 e duas lentes

Se a câmera do LG G4 já era boa, a do G5 SE é boa³. Além da lente com abertura f/1.8, agora o novo smartphone tem uma grande angular, ou seja, cabem mais pessoas na foto. Para você entender melhor, fotografei as duas fotos abaixo da mesma posição. A primeira foi usada a lente normal, na segunda foi a grande angular do LG G5 SE.

camera-lg-g5-se-teste-com-limao-01

camera-lg-g5-se-teste-com-limao-02

Quem quiser detalhes e tiver conhecimento avançado em fotografia, fiz o upload da imagem original no Flickr: Foto #01 e Foto #02. Para os demais, aqui estão outras fotos feitas com o LG G5 SE:

Tela & Bateria: Always-On e bateria para o dia

A tela do G5 SE mantém a mesma qualidade vista no modelo anterior. Se compararmos com os concorrentes, o G5 SE continua entre as melhores telas do mercado (não mais que o dever, já que a LG possui excelentes televisores). No entanto, o grande destaque do modelo é a tela Always-On, que mantém a tela sempre ligada.

Sim, eu sei qual é a sua primeira pergunta quanto a isso: Ela impacta na bateria? Um pouco, mas impacta. Na minha opinião, celular tem que durar um dia inteiro e carregar rapidamente, afinal, não vou passar mais do que 24 horas longe de uma tomada, e nesta tarefa o aparelho cumpre seu dever. Mesmo com o Always-On ativado (é possível desativar), o G5 SE sobreviveu a um dia intenso de uso.

Ok, mas quero saber dos Friends

Os “Friends” são módulos disponíveis para a linha G5. Inicialmente nós testamos apenas um Friend, a LG 360 CAM e você confere um texto exclusivo neste link. Sobre os demais Friends, deixo uma série de vídeos e, assim que possível, falamos mais sobre eles.




BÔNUS: A campanha da linha G5 tem como garoto propaganda o ator Jason Statham (Carga Explosiva e Os Mercenários). Abaixo você confere o primeiro vídeo da campanha internacional.

Leia também

Comunicação

A LG deu um passo significativo no apoio à cena de e-sports feminina ao se tornar a nova patrocinadora oficial do Fluxo Demons, reconhecido...

Tecnologia

A LG Business Solutions, divisão B2B da marca, reafirma sua posição de liderança no fornecimento de soluções para o setor hoteleiro ao ser eleita,...

Tecnologia

No auge do calor implacável do verão e a missão de manter nossos lares frescos se torna uma verdadeira jornada. Consciente dessa necessidade, a...

Apple

Apple Search Ads chega ao Brasil depois de quase 8 anos e permitirá promover apps com segurança e eficácia na App Store, impulsionando downloads...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.