Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Review

Em primeira mão: Testamos o LG G5 SE

Ele chegou! Finalmente podemos falar sobre o LG G5 SE. Apresentado em um evento em São Paulo, o modelo já havia dado as caras durante o MWC 2016 (maior feira do segmento), mas só agora desembarcou em terras tupiniquins. Quem me acompanha nas redes sociais, sabe que recebemos em primeira mão o novo smartphone da LG e por isso vocês conferem as minhas impressões abaixo.

Design e modularidade: A grande novidade

Quem está acostumado a ler o Com limão, viu que já havíamos citado o aspecto modular da linha G5 no texto “Tecnologias modulares são a próxima tendência? ”, mas ter ele em mãos é algo totalmente diferente.

O corpo de alumínio, totalmente diferente do antecessor G4, é resultado de uma parceria da LG com a KITECH (Instituto de Tecnologia Industrial da Coréia) que, em conjunto, conseguiram desenvolver uma liga especial de alumínio chamada LM201. Ela é a mesma usada na fabricação de automóveis esportivos e aeronaves. Ok, mas qual o resultado de tudo isso? Basta tirar a bateria e você percebe que o celular é uma levíssima “casca”. Onde estes coreanos encaixaram a placa-mãe, isso só fazendo uma autópsia para descobrir (e eu nem cogitei abrir o aparelho, diga-se de passagem). Mas para a nossa alegria, a galera do iFixit desmontou o aparelho.

 

A liga de alumínio só tem um pequeno detalhe, a LG usou uma demão de tinta por cima dela, o que deixou a parte traseira muito delicada aos riscos. Nada que uma capinha não resolva.

Ainda falando sobre o design do aparelho, a LG mudou o botão traseiro (presente no G4 e na linha K e que controla o som do aparelho) para a lateral. Particularmente… e reforço… PARTICULARMENTE não gostei – digo isso, pois alguns colegas não ligaram para a mudança. Eu já estava acostumado em controlar o volume na parte traseira do aparelho com o meu G4, mas talvez seja uma mudança necessária por causa da presença botão de reconhecimento de digital e on/off que continuou no lugar ou, de novo, reflexo da modularidade do aparelho.

USB Type-C e infravermelho: Dois detalhes úteis

Um detalhe interessante e que já vem do modelo G4, mas não está presente em aparelhos concorrentes como o Galaxy S7, é o sensor infravermelho. A LG teve uma bela sacada sobre a tendência da segunda tela. Qual dono de smartphone não assiste televisão com o aparelho ao lado? Exatamente. O G5 SE, assim como o antecessor, permite que você grave as funcionalidades da televisão (qualquer modelo) e decoder da tv a cabo, e transforme o aparelho em um controle universal.

Já a entrada USB Type-C deve ser alvo de muito mimimi nas redes. Isso acontece porque já estávamos acostumados com a entrada micro USB dos smartphones e agora precisaremos de mais um cabo diferente para recarregar. Mas existe uma explicação. A comunicação entre este tipo de conector e o USB 3.0 faz uma grande diferença quando você precisa movimentar arquivos do aparelho para um computador. Como a tendência é que os arquivos aumentem de tamanho (uma foto, por exemplo) e os computadores popularizem este tipo de USB, a LG já optou por inserir a tecnologia.

Câmera: 1.8 e duas lentes

Se a câmera do LG G4 já era boa, a do G5 SE é boa³. Além da lente com abertura f/1.8, agora o novo smartphone tem uma grande angular, ou seja, cabem mais pessoas na foto. Para você entender melhor, fotografei as duas fotos abaixo da mesma posição. A primeira foi usada a lente normal, na segunda foi a grande angular do LG G5 SE.

camera-lg-g5-se-teste-com-limao-01

camera-lg-g5-se-teste-com-limao-02

Quem quiser detalhes e tiver conhecimento avançado em fotografia, fiz o upload da imagem original no Flickr: Foto #01 e Foto #02. Para os demais, aqui estão outras fotos feitas com o LG G5 SE:

Tela & Bateria: Always-On e bateria para o dia

A tela do G5 SE mantém a mesma qualidade vista no modelo anterior. Se compararmos com os concorrentes, o G5 SE continua entre as melhores telas do mercado (não mais que o dever, já que a LG possui excelentes televisores). No entanto, o grande destaque do modelo é a tela Always-On, que mantém a tela sempre ligada.

Sim, eu sei qual é a sua primeira pergunta quanto a isso: Ela impacta na bateria? Um pouco, mas impacta. Na minha opinião, celular tem que durar um dia inteiro e carregar rapidamente, afinal, não vou passar mais do que 24 horas longe de uma tomada, e nesta tarefa o aparelho cumpre seu dever. Mesmo com o Always-On ativado (é possível desativar), o G5 SE sobreviveu a um dia intenso de uso.

Ok, mas quero saber dos Friends

Os “Friends” são módulos disponíveis para a linha G5. Inicialmente nós testamos apenas um Friend, a LG 360 CAM e você confere um texto exclusivo neste link. Sobre os demais Friends, deixo uma série de vídeos e, assim que possível, falamos mais sobre eles.




BÔNUS: A campanha da linha G5 tem como garoto propaganda o ator Jason Statham (Carga Explosiva e Os Mercenários). Abaixo você confere o primeiro vídeo da campanha internacional.

Leia também

Apple

Durante uma parcela da minha carreira, atuei como editor de fotografia em uma grande revista do país. Em alguns raros momentos, consegui escapar da...

Impacto

A Lenovo anunciou suas novas metas nas áreas de mitigação das mudanças climáticas, economia circular e materiais sustentáveis. Como parte de seu Relatório Ambiental,...

EcoDesign

O ser humano, com sua matemática, arquitetura, ciência e tudo mais é um bichinho tão frágil, mas acabamos esquecendo disso no dia a dia....

EcoDesign

Desejo de muitos e uma obra-prima do design, a Herman Miller Aeron é a cadeira de trabalho mais icônica do mundo. Projetada em 1994,...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.