Exclusivo! Lenovo P620: Testamos a workstation usada pela DreamWorks • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Tecnologia

Exclusivo! Lenovo P620: Testamos a workstation usada pela DreamWorks

Exclusivo! Lenovo P620: Testamos A Workstation Usada Pela DreamWorks

Uma das perguntas que mais ouço no mundo do design não é exatamente sobre design, mas sobre equipamento. Qual o melhor computador para editar vídeo? E qual o melhor para ilustração? Por aí vai. O grupo “Designer Gráfico“, no Facebook, que atualmente ultrapassou recentemente os mais de 100 mil usuários de língua portuguesa e onde sou um dos moderadores, tem — pelo menos uma vez por semana – alguma pergunta sobre qual o melhor equipamento para os profissionais de design.

É claro que existem equipamentos para todos os gostos e bolsos, mas nada melhor do que conhecer os preferidos dos grandes profissionais do mercado. Por isso, hoje o nosso texto é sobre a ThinkStation P620, da Lenovo. Escolhida pela DreamWorks para ser o equipamento no desenvolvimento de conteúdos e personagens, incluindo a animação “Os Caras Malvados” (veja o trailer abaixo), fui conferir de perto o que esta estação de trabalho é capaz. Confira abaixo!

Design inteligente e interior super potente

Começando pelo design do gabinete, o Lenovo ThinkStation P620 é um show a parte nesse quesito. O formato “quadradão” dá um aspecto de máquina corporativa, mas isso não quer dizer que não há novidades. O modelo possui uma alça lateral que, ao ser acionada, abre uma alavanca que permite revelar todo o interior da máquina (para quem precisa, há um kit de travamento da tampa lateral opcional).

Outro elogio que tenho em relação a este modelo é a ventilação e organização interna. Ele possui poderosos cooler na parte dianteira e traseira, que facilitam a dispersão do calor. Além das placas de vídeos ficarem bem no centro e gavetas 3.5″HDD, que permitem o acesso rápido e sem muitas ferramentas (vale dizer que ele comporta até 5 SATAs – no total de 20TB).

AMD Ryzen Threadripper PRO: O coração turbinado

Segundo a Lenovo, o P620 é a única estação de trabalho com o processador AMD Ryzer Threadripper Pro 3995WX do mundo. Este processador é tão poderoso, que já encontrei ele por preços que chegam aos R$ 40 mil! Ele possui 64 núcleos e clock de até 4.2GHz — um dos processadores mais potentes da atualidade (ficando atrás apenas dos AMD EPYC). É muita coisa MESMO! É o típico processador que você usa durante uma década e ele ainda vai dar conta da maioria das suas necessidades.

“Tivemos a oportunidade de testar a estação de trabalho ThinkStation P620 da Lenovo e percebemos que será um agente de mudança para os nossos fluxos de trabalho. Baseado na arquitetura AMD Ryzen Threadripper PRO, o ThinkStation P620 possui uma performance nova e aprimorada para ambientes com aplicações multi-threaded que o nosso time pode aproveitar plenamente”, afirma Bill Ballew, Chief Technology Officer na DreamWorks.

Adicione até 512GB DDR4 e uma placa de vídeo poderoso (no meu caso, teste uma Quadro RTX 4000), que você terá uma das máquinas mais incríveis para edição de vídeo, design, 3D e arquitetura — e jogos, nas horas vagas.

Se você ainda não entende o valor que uma máquina desta possui, aqui vai um exemplo. “Na DreamWorks, a capacidade de manter o ritmo de trabalho na velocidade do nosso processo de pensamento criativo é essencial para a captura desses preciosos momentos de expressão que dão forma às experiências inesquecíveis desenvolvidas pelos nossos animadores e profissionais de criação. As estações de trabalho precisam ir além das demandas da imaginação inesgotável dos nossos artistas. O hardware deve ser um possibilitador — canalizando o desempenho e a velocidade para atender às suas expectativas”, explica Bill Ballew, da DreamWorks.

Exclusivo! Lenovo P620: Testamos A Workstation Usada Pela DreamWorks

O Lenovo P620 talvez não seja uma das máquinas mais silenciosas que já utilizei e tão pouco a mais exuberante, mas ela é — sem dúvidas — a mais poderosa máquina de trabalho que já coloquei as mãos. Vale dizer que minhas máquinas de trabalho não são de se jogar fora, mas a ThinkStation P620 é um ponto fora da curva. Assim como Ballew afirmou, sempre vi uma máquina destas como um investimento a longo prazo para impulsionar os meus trabalhos. Na corrida do mercado, você não pode entrar na pista com um “calhambeque” com o pneu furado. Ele vai acabar mais te atrapalhando, do que ajudando.

Se você tiver como investir em uma máquina como a P620 (mesmo que seja em suaves prestações a perder de vista), sugiro que gaste sem dó. Faça a máquina trabalhar para você e, ao invés de renderizar apenas um trabalho por hora, aumente sua produtividade.

Confira abaixo mais algumas especificações da workstation Lenovo P620

ProcessadorAté AMD Ryzen™ Threadripper ™ PRO 3995WX (2,7 GHz, 64 núcleos, 128 Threads, 256 MB de cache)
Sistema OperacionalAté Windows® 10 Pro 64-bit
MemóriaAté 512GB DDR4-3200 ECC8 slots RDIMM com 8 canais
ArmazenamentoAté 5x 3.5″ SATA HDD (até 20TB): 4x baias 3.5″ HDD
1x Flex Bay (acesso frontal opcional)
Até 11x M.2 SSD (até 20TB)2x M.2 PCIe 4.0 integrado
8x via dois adaptadores quad M.2 para PCIe (opcionais, apenas suporta SSDs PCIe 3.0)
1x via adaptador Single M.2 para PCIe (opcional, apenas suporta SSD PCIe 3.0)RAID SATA/NVMe M.2: 0/1/5/10
GráficosNVIDIA® Quadro® GV100
NVIDIA® Quadro RTX ™ 8000
NVIDIA Quadro RTX 6000
NVIDIA Quadro RTX 5000
NVIDIA Quadro RTX 4000
NVIDIA Quadro P2200
NVIDIA Quadro P1000
NVIDIA Quadro P620
ConectividadeOpcional: Kit de antena externa com Placa Intel PCIe WiFi com Bluetooth® (9260 AC)
Armazenamento removívelOpcional: leitor de cartão de mídia
Opcional: unidade de disco óptico slim (ODD)
PortasPortas Frontais:
2 x USB 3.2 Gen 2 Type-A
2 x USB 3.2 Gen 2 Type-C
Conector combinado para microfone / fone de ouvido
Portas Traseiras:
4 x USB 3.2 Gen 2 Type-A
2 x USB 2.0 Tipo A
2 x PS / 2
1x 10GbE Ethernet RJ45
Entrada de áudio
Saída de áudio
Microfone embutido
Slots de ExpansãoSlot 1 (CPU): PCIe 4.0 x16, altura e comprimento total
Slot 2 (CPU): PCIe 4.0 x8, altura e comprimento total
Slot 3 (CPU): PCIe 4.0 x16, altura e comprimento total
Slot 4 (CPU): PCIe 4.0 x16, altura e comprimento total
Slot 5 (CPU): PCIe 4.0 x16, altura e comprimento total
Slot 6 (IOH): PCIe 4.0 x8, altura e comprimento total
SegurançaMódulo de plataforma confiável (TPM 2.0)
Desativação do controle de porta para serial, paralelo, USB, áudio e rede
Senha de inicialização
Senha de configuração do BIOS
Slot para cadeado Kensington lock
Opcional: Kit de travamento da tampa lateral
Certificações de SoftwareSaiba mais sobre certificações ISV específicas.
Certificações ecológicasENERGY STAR® 8.0
GREENGUARD®
RoHS Compliant
80 PLUS® Platinum
Dimensões (A x L x P)446mm x 165mm x 460mm
PesoAté 24kg
Unidade de fonte de alimentação (PSU)Fonte interna de 1000W

Leia também

Design

Conheça o Yoga Book 9i, o primeiro notebook de tela dupla do mundo da Lenovo, já disponível para venda no Brasil.

Podcast

Confira uma conversa com os destaques da Lenovo para a BGS 2023, sustentabilidade e a visão da empresa sobre o futuro dos games.

Tecnologia

Descubra o novo troféu da Formula 1, uma criação inovadora da Lenovo, que brilha ao receber o beijo do campeão.

Design

Conheça os cursos de curta duração oferecidos pela Panamericana Escola de Arte e Design para o segundo semestre de 2023.

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.